Ministro Flávio Dino se reúne com lideranças no Complexo da Maré (veja o vídeo)


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou de um evento na segunda-feira (13) na favela Nova Holanda, que faz parte do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro.

Um vídeo que viralizou nos grupos de whatsapp nesta quarta-feira mostra o momento da chegada de Dino na comunidade em apenas dois veículos oficiais sem nenhuma escolta policial. Segundo informações, ele teria ido ao complexo para se reunir com líderes da facção criminosa Comando Vermelho. No entanto, o que foi passado para a imprensa é que o ministro compareceu à favela para ouvir lideranças da região e recebeu um documento com uma série de demandas da comunidade para aprimorar a segurança pública. 

Deputados querem convocar ministro

A suposta facilidade para Dino entrar na favela foi motivo de questionamento por deputados federais, que defendem a convocação dele para prestar esclarecimentos à Câmara, como o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), que apresentou nesta quarta-feira (15) um requerimento pedindo a presença do ministro.

“Em local dominado pelo crime, quando autoridades precisam ir ao local, a polícia faz todo o trabalho preventivo e, posteriormente, a autoridade chega com a segurança necessária. No entanto, o que se vê nos vídeos é algo estarrecedor para quem conhece o nível de violência dessas facções criminosas e o modus operandi”, destacou o parlamentar.

“A entrada do ministro no Complexo da Maré, sem qualquer proteção policial, utilizando apenas dois veículos, sem qualquer respaldo de segurança institucional, sugere entabulação entre o governo e a facção criminosa, situação que precisa urgentemente ser esclarecida”, completou.

O deputado Hélio Lopes (PL-RJ) pediu a convocação de Dino para se explicar à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “O ministro entrou sem segurança em uma das comunidades mais armadas e violentas do Brasil e as pautas abordadas não foram questões como desarmamento ou recadastramento de armas. Foram discutidas, sim, as mortes ocasionadas pelas ações policiais. Por qual motivo não foi discutida a morte de policiais?”, questionou.

O deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) também defendeu a convocação de Dino. “O senhor Flávio Dino terá que vir aqui a esta Casa. Ele vai ter que explicar o nível de envolvimento que ele, o chefe dele e o PT têm com o Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Eles vão ter que explicar, porque não é possível nós tolerarmos imagens como essa.”

A convocação tem caráter coercitivo. Portanto, caso algum requerimento seja aprovado, Dino será obrigado a comparecer, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade caso falte, o que o levaria a perder o cargo. 

Com informações do R7



Comentários