Empresa de Maricá desenvolve novo modelo de turbina eólica

18/10/2011 - Uma turbina eólica medindo pouco mais de um metro pode prover energia suficiente para atender pequenas demandas - abaixo de 370 watts - e para replicar o sinal da internet. O modelo, desenvolvido pela Enersud, empresa de Maricá (RJ), está no Showroom Tecnológico e Exposições, montado pelo Sebrae no Rio de Janeiro. A iniciativa, voltada para o público empresarial, faz parte da Semana Sebrae de Tecnologia e Informação, que começou nesta segunda-feira (17) e segue até sexta-feira (21), na capital. 



O sócio da empresa, engenheiro Luiz Cezar Sampaio Pereira, explica que as turbinas eólicas alimentam retransmissores que captam e ampliam a propagação do sinal da internet. Ele ressalta que as turbinas, que custam apenas R$ 2 mil, podem integrar locais distantes à rede mundial de computadores sem necessidade de grandes investimentos “O produto é ideal para atender demandas menores, caso das empresas de pequeno porte que trabalham como repetidoras do sinal da internet. Esse serviço é importante para comunidades remotas ou em áreas de maior altitude, longe das redes elétricas”.


Para empreendimentos que trabalham com máquinas e equipamentos, a empresa também desenvolveu um modelo maior, com sete metros e meio de diâmetro e capacidade de gerar até 10 mil watts - suficiente para acionar motores na empresa e suprir parte da energia elétrica ou, até mesmo, ser autosuficiente.


“As turbinas eólicas podem significar uma grande redução nos gastos da empresa. O custo do equipamento instalado fica por volta de R$ 60 mil, mas o investimento pode ser absorvido entre seis e dez anos, dependendo do tipo de atividade. Outro ponto positivo é a possibilidade de vender o excesso de energia, mas o processo ainda depende de regulamentação”, enfatiza o engenheiro.


A Semana Sebrae faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que acontece em todo país até domingo (23). No Rio de Janeiro, estão previstos mais de 1.200 eventos em 26 cidades.
Serviço
Enersud – (21) 3710-0896
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800


Fonte rss

Comentários