A sagaz secretária Maria Helena é sabatinada na câmara

Maricá, 4 de outubro de 2011 - Ontem (3), a secretária de administração pública da prefeitura de Maricá, Maria Helena Alves, compareceu à câmara de vereadores numa audiência pública para prestar esclarecimentos sobre o contrato firmado entre a prefeitura e a empresa LM Lumar para locação de veículos à prefeitura por R$ 3 milhões e outras denúncias publicadas pela mídia.
Desde às 16h o plenário já se encontrava lotado por funcionários comissionados da prefeitura e, além deles, correligionários do vereador Hélter Ferreira, dentre os quais, o presidente do PT de Niterói.
A audiência pública começou por volta das 17h30 com os vereadores Uiltinho Viana e Paulo Maurício inquirindo a secretária sobre várias denúncias. Além da LM Lumar, da qual, supostamente, Maria Helena seria dona e sua sócia, comissionada da prefeitura, a compra de 700 aparelhos de ar condicionado da marca Eletrolux, na qual foram entregues aparelhos de outra marca com diferença de preço aquém do que foi contratado.
Sobre a LM, a secretária disse que não é dona de nenhuma empresa e sugeriu ao vereador Paulo Maurício que verificasse na junta comercial. Com relação à funcionária comissionada tida como sócia da empresa, Rosana Francisco de Moura Correia, disse que ela, realmente, trabalhava na prefeitura durante o processo licitatório, entretanto, que não houve nenhuma ilegalidade, pois a mesma seria,  apenas, uma "Procuradora" da empresa e não a dona, porém, para que não pairassem dúvidas a respeito disso, o prefeito Washington Quaquá decidiu cancelar os contratos com a LM Lumar à partir do início desse mês de outubro.
Plenário ocupado pelos funcionários da prefeitura
O presidente Luciano Rangel Jr. fez um aparte ressaltando que no seu entendimento houve um crime de improbidade, pois a funcionária deveria ter conhecimento da lei.
O Ver. Paulo Maurício continuou com uma bateria de perguntas, inclusive, qual seria o relacionamento dela com José Dirceu e a mesma disse que nunca o viu pessoalmente. Sobre a compra  de 700 aparelhos de ar condicionado ela disse que é mentira, pondo em dúvida a integridade do próprio JOM ( Jornal Oficial de Maricá) e dizendo que o vereador não estava sabendo ler, pois o que constava na publicação era uma ata de registro de preços. O vereador perguntou também se a secretária e o prefeito utilizavam carros blindados pagos com dinheiro público, ela rebateu sugerindo ao vereador que começasse a pagar seu IPTU, esquentando o clima no plenário.
Prosseguindo em sua arguição, Paulo Maurício cobrou alguns documentos solicitados por ele sobre a licitação do projeto de informatização da prefeitura, os quais teriam que ser entregues num prazo máximo de 15 dias, mas que já se passaram mais de 20 dias e os mesmos ainda não haviam sido entregues, não obstante, a secretária argumentou que a prefeitura estaria digitalizando toda sua documentação, por motivos ecológicos, e que assim que esse trabalho estiver concluído, os enviará, imediatamente.
Pipico, do PT de Niterói elogia a secretária
Depois do vereador Paulo Maurício, o vereador da base do governo, Hélter Ferreira, fez somente uma pergunta, banal, da qual todos já sabiam a resposta, seguido pelo vereador Fabiano Horta, lider da bancada petista, que enalteceu o trabalho da secretária na administração pública. Nenhum dos demais vereadores quisera inquiri-la. Passada a vez na rodada de perguntas para o público presente, o presidente do próprio PT de Niterói, também correligionário do ver. Hélter Ferreira, conhecido como Pipico, aproveitou a ocasião para ir ao microfone elogiar a secretária.
Os únicos representantes da imprensa que se dispuseram a questionar a secretária Maria Helena foram José Pery Salgado do jornal Barão de Inohan e Marcelo Bessa do Itaipuaçu Site, os quais deixaram-na bastante desconfortável.
Pery Salgado lembrou que a nobre secretária tem colocado a imprensa como sendo a vilã da história, mas que porém, é sabido, através de várias denúncias, de que diversas empresas não têm recebido pagamento da prefeitura, inclusive as da área da saúde. "Como é gerenciado, portanto, esses R$ 16 Milhões?" perguntou.
Maria Helena justificou que ela não se refere à imprensa como um todo, mas sim apenas ao jornal "Hora H" de Nova Iguaçu que está prestes a se instalar em Maricá e perguntou se esses 16 milhões a que o jornalista se referia seriam por mês. "Sim", confirmou, Pery. Ela respondeu dizendo que esse valor não está correto e que a prefeitura tem recebido mensalmente cerca de 5 a 6 milhões. "Então no mês de agosto, os 10 milhões são falsos?" indagou o repórter. Ela justificou que essa verba de agosto veio com acúmulos não repassados de meses anteriores devido à algumas limitações nos royalties, pois Maricá ficou com 49%, enquanto que Niterói, 43% e Rio, 7%. Insistindo na pergunta, Pery quis saber como esses 5 milhões royalties recebidos mensalmente pela prefeitura estão sendo gerenciados. "Temos 44 escolas e estamos priorizando as obras em Itaipuaçu.Não sei dizer quais empresas da área da saúde não estão recebendo, não consigo visualizar isso no momento, mas sei que temos medicamentos nos postos de saúde" respondeu.
Aproveitando o "gancho" do assunto saúde, Marcelo Bessa do Itaipuaçu Site perguntou se a secretária ou algum parente seu já esteve no Hospital Municipal Conde Modesto Leal e ela disse que o prefeito sabe que existem alguns problemas ocorrendo mas que em breve estarão tomando providências para que o mesmo volte à normalidade e que há um estudo em andamento com previsão para conclusão de cerca de 90 dias. Então o repórter informou-a da realidade trágica que testemunhou através de uma reportagem feita, por ele próprio, dentro do hospital, na qual registrou todas as mazelas ocorridas no interior daquele prédio, onde pessoas morriam diariamente e aconselhou-a a prevenir ao prefeito que não demorasse muito, pois naquele momento alguém, lá dentro, naquele hospital, poderia estar morrendo e encerrou, lembrando que a secretária não respondera à pergunta do vereador Paulo Maurício com relação ao uso de dinheiro público na utilização, por parte dela e do prefeito, de carros blindados e se ambos faziam uso desse artifício. Ela respondeu afirmativamente: "Sim."

Comentários

  1. Poxa ainda precisa de um estudo de 90 dias para saber do caus q anda o hospital? basta alguem com um caderno, caneta e vontade de escrever que em 1 dia vai detectar todo caos que está instaurado ali... é muita cara de pau mesmo! Parabéns aos repórteres Marcelo e Pery!
    Se quiserem eu até me candidato faço um serviço voluntário, tenho certeza que meu trabalho apontará com fatos, nº e processos! Aff!!! Essa senhora quer dizer que os 5 milhoes estão sendo gastos nas escolas??? EU RI ALTO AQUI!!! Tem que lembrar também que as obras de Itaipuaçu estão vindo do PAC (governo Federeal) a não ser q a prefeitura esteja fazendo algum projeto científico invisível ali! Q CAMBADA!!! NOJO DESSA GENTE!

    ResponderExcluir
  2. MARIA HELENA NÃO CONHECE ZÉ DIRCEU?? RSRSRSRSRSRS! Então leiam a FOLHA DE SÃO PAULO, 17/07/2011.

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/944678-dirceu-instala-aliados-em-cidade-em-expansao-no-rj.shtml

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.