Em Maricá, mortandade de peixes causa mau cheiro na cidade

Na última segunda-feira (20), várias equipes da área de Limpeza Urbana da Prefeitura de Maricá recolheram os peixes mortos encontrados às margens das lagoas de Araçatiba e de Marinéia.

Ao todo, 20 homens com dois caminhões e duas retroescavadeiras conseguiam retirar 30 toneladas de peixes mortos em Araçatiba e mais 20 toneladas na Lagoa de Marineia.

Para os especialistas no assunto, a possibilidade de novas mortandades será diminuída a partir de estudos junto à comunidade acadêmica, e mais a implantação de um canal na Barra de Maricá dotado de eclusa capaz de aproveitar quando o mar estiver mais alto para fazer uma renovação na água das lagoas – como ocorreu após as enchentes de 2010.


INEA divulga laudo


De acordo como laudo do Inea, a falta de oxigênio se deve ao aumento da temperatura da água, que estava entre 28º C e 29º C às 8h da manhã de terça-feira. No trecho onde aconteceu a mortandade a lâmina de água é de apenas 30 cm. O relatório diz também que a movimentação intensa de pessoas e jet skis revolveu o fundo e causou mais perda de oxigênio.
Os peixes mortos eram do tipo savelha, manjubinha e bagre. Técnicos do Inea vão fazer nova vistoria e coleta de amostras nas lagoas de Maricá na próxima terça-feira (28).


Prefeitura não toma Providências

O mau cheiro toma conta de várias localidades da cidade, principalmente nas proximidades das lagoas afetadas pela mortandade dos peixes e, até o momento, a prefeitura de Maricá não tomou nenhuma providência quanto à interdição nas margens das lagoas, onde, nas quais, turistas desavisados tomam banho sem saber do alto grau de perigo e dos possíveis efeitos nocivos à sua saúde.

Comentários