Fluminense é campeão da Taça Guanabara

Jogadores celebram o título da Taça Guanabara (Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress)

O Fluminense superou as dificuldades vividas na fase de classificação, cresceu na hora da decisão e bateu o Vasco por 3 a 1, no Estádio Engenhão, para conquistar a Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. A conquista encerra um jejum de quase duas décadas e já garante a presença da equipe na final do Estadual.

O Fluminense não vencia a Taça Guanabara desde 1993 - neste período, obteve o vice-campeonato em quatro oportunidades. O atacante Fred mostrou poder de decisão ao marcar duas vezes. Em lance inusitado da partida, Deco marcou um gol que surpreendeu o goleiro Fernando Prass. Eduardo Costa diminuiu para o Vasco.

O Fluminense já começou a decisão explorando a velocidade do ataque. No primeiro minuto da partida, Wellington Nem foi lançado nas costas da zaga e chutou cruzado, assustando o goleiro Fernando Prass. O Vasco melhorou a partir do momento em que os meio-campistas começaram a trabalhar. Aos 13 minutos, a bola parada de Juninho Pernambucano quase resultou na abertura do placar. A cabeçada de Nilton deixou Diego Cavalieri paralisado, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Fluminense respondeu aos 15 minutos, no chute com efeito de Thiago Neves, que assustou Fernando Prass.

Após a parada técnica, as equipes tiveram pouco mais de dez minutos de maior cautela. A movimentação do clássico voltou quando Diego Souza carimbou a trave de Diego Cavalieri em chute de perna esquerda. A resposta do Fluminense foi mais objetiva. Aos 34 minutos, Wellington Nem invadiu a área, cortou para a linha de fundo e foi derrubado por Fágner, que cometeu pênalti. Na cobrança, Fred deslocou Fernando Prass e marcou no canto esquerdo. Na comemoração do gol, um torcedor caiu no fosso do Engenhão e foi atendido pela equipe médica do estádio.

Aos 40, o Vasco respondeu com Diego Souza, que recebeu cruzamento de Juninho Pernambucano e cabeceou rente à trave. O Fluminense não perdoou e ampliou, um minuto depois. Deco recebeu na intermediária e bateu em direção ao gol. O goleiro Fernando Prass esperava um cruzamento no segundo pau e foi traído pela curva da bola. No intervalo, Prass admitiu ter falhado no lance.

O Vasco demonstrava nervosismo, e aos 43 minutos, o zagueiro Rodholfo saiu jogando errado, Thiago Neves roubou e, cara a cara com Prass, desperdiçou a chance de matar o jogo ainda no primeiro tempo.  O erro não fez falta, pois o Fluminense não baixou o ritmo na segunda etapa e aos 11 minutos ampliou com Fred, que recebeu boa bola de Thiago Neves nas costas da zaga e finalizou com categoria.

Sem sucesso nos minutos seguintes para diminuir o marcador, o Vasco partiu para o desespero com as entradas de Felipe e Kim. No fim, descontou com o gol de cabeça de Eduardo Costa. No minuto seguinte, a equipe comandada por Cristovão Borges quase botou fogo na partida, em cabeçada de Dedé que explodiu na trave. O Vasco continuou alçando bolas na área do adversário, mas não conseguiu a reação. O Fluminense apenas se defendia e manteve a vantagem até o final da partida. Deco, autor de um dos gols da decisão, foi o maestro da equipe e dividiu com Fred os méritos pelo titulo da equipe.

Por outro lado, o Vasco soma a 12ª derrota em finais da Taça Guanabara. A equipe amarga o maior jejum entre os grandes na competição - não vence desde 2003. O segundo turno do Campeonato Carioca, a Taça Rio, será iniciado no meio da semana. Na quarta-feira à tarde, o Fluminense enfrenta o Resende, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. No dia seguinte, a partir das 19h30, o Vasco desafia o Bonsucesso, em São Januário.

FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 3 FLUMINENSE
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de fevereiro de 2012 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Joia (RJ) e Rodrigo Correa (RJ)
Cartões amarelos: Eduardo Costa e Juninho Pernambucano (Vasco); Diguinho, Deco e Wellington Nem (Fluminense)
Gols:
VASCO: Eduardo Costa, aos 37 minutos do segundo tempo.
FLUMINENSE: Fred (pênalti), aos 36, Deco, aos 42 minutos do primeiro tempo; Fred, aos 11 minutos do segundo tempo.
VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri (Felipe); Nilton, Fellipe Bastos (Eduardo Costa), Diego Souza e Juninho Pernambucano; Wiliam Barbio (Kim) e Alecsandro
Técnico: Cristóvão Borges
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos (Carleto); Edinho, Diguinho, Deco e Thiago Neves (Rafael Moura); Wellington Nem (Jean) e Fred
Técnico: Abel Braga.
(Com agência Gazeta Press) 

Comentários