Conselho Municipal de Saúde se reúne hoje na Câmara

Após o fiasco do último encontro, com a atitude desrespeitosa do secretário de Saúde, o Conselho Municipal de Saúde reúne-se nesta quinta-feira, às 17h, no plenário da Câmara Municipal, para debater e tomar decisões sobre vários assuntos importantes, entre os quais, a destituição da presidência e a intervenção do Conselho Estadual de Saúde.

O grupo, cujo papel é fiscalizar o tipo de trabalho que vem sendo realizado na Saúde, tem esbarrado em forças políticas ligadas ao prefeito.

Em junho de 2011, a prefeitura de Maricá assinou convênio com a OS Medvida para fazer a gestão da Saúde. O contrato custou R$ 21 milhões e desde então nada melhorou no hospital municipal e há inúmeras reclamações. Desde o final do ano passado os salários atrasam e a quantidade de registros de óbitos aumenta a cada mês.


A reunião, realizada mensalmente e aberta aos munícipes, deverá contar com a participação de todos os membros da mesa diretora, inclusive do próprio Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Malta Carpi, que também é membro do conselho.

Comentários

  1. A precariedade da saúde de Maricá conta com a conivência dos membros do Conselho Municipal de Saúde. Afinal, seus membros sempre tiveram conhecimento das atrocidades praticadas pelos Secretários de Saúde que passaram pela pasta, sendo o atual o pior deles.
    Os doentes em geral, sejam eles velhinhos, crianças, deficientes, etc., sempre foram tratados como verdadeiros animais pela Prefeitura de Maricá. Por exemplo, os portadores de câncer não conseguem receber tratamento médico, fazer exames. Então, em decorrência disso, morrem sem receber qualquer tipo de apoio, sem receber sequer um encaminhamento para outro município, mais bem preparado.
    Tudo isso sempre aconteceu sob as barbas dos membros desse “Conselho” que, ao longo dos anos, muito tem contribuído para o caos que vivemos na saúde.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Anônimo, as suas colocações são pertinentes e mostra um quadro real da Saúde em Maricá, mal administrada em diversas gestões , mas muito piorou na atual gestão, que espero não se repita mais. Gostaria de esclarecer, que a atual formação do Conselho, foi eleita recentemente, e estes Conselheiros, ou seja, os Conselheiros que representam a Sociedade Civil Organizada, vêm tendo dificuldades, com os Conselheiros do Governo, quer seja, na manutenção e estruturação do Conselho, como também nas demandas que representam pela Comunidade Maricaense, nas fiscalizações de postos de saúde, hospital, etc... e principalmente nas aplicações dos recursos repassados pelo Estado e pela União para o nosso município, isto por que existe um sistema de ação orquestrado pelo Executivo, ou seja, o Secretário faz o que o Prefeito quer, que o Conselho não tenha as condições mínimas para cumprir o seu papel REGIMENTAL, e isto é ruim para a comunidade, e o seu posicionamento é aceito mas não referendado, pois não é a verdade, estes Conselheiros deveriam ter o seu apoio, a sua presença nas reuniões, que são abertas ao público, deveriam ser divulgadas, por acaso, eu lá estive e estarei sempre que possível, e o Senhor?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.