Jornal 'O São Gonçalo' entrevista candidato a Prefeito de Maricá, Hélcio Ângelo

Nome novo no cenário eleitoral maricaense, o deputado estadual Hélcio Ângelo (PSD) aposta em sua experiência como empresário e na aliança com o ex-subsecretário estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues (PP) para vencer as eleições e implantar um novo modelo de gestão à frente da prefeitura. “Maricá vive há 20 anos com o mesmo grupo político. É preciso implantar uma gestão pública administrativa como uma empresa. Ela precisa ter esse controle”, afirma. Morando há 10 anos na cidade, Hélcio diz que o título de forasteiro não se aplica a ele. “Escolhi Maricá para viver. Conheço a cidade e quero ajudar a desenvolvê-la e resolver seus principais problemas”, explicou.

Hélcio Ângelo
Foto: Luiz Nicolella
O SÃO GONÇALO - O senhor é empresário e foi empossado há pouco tempo como deputado estadual. Por que decidiu ser candidato a prefeito de Maricá?
HÉLCIO ANGELO -Moro em Maricá há 10 anos, sou casado, tenho quatro filhos e como candidato a deputado estadual recebi 28 mil votos, sendo 3.180 na cidade de Maricá. Considero que isso tenha sido um sinal porque os candidatos originários da cidade tiveram, em média, 5 mil votos. Esta votação me credenciou. A cidade está precisando do novo e tanto eu quanto Sebastião (Rodrigues - candidato a vice) somos novos. O grupo político que está na cidade há 20 anos representa um atraso em infraestrutura. Temos o Comperj à vista e precisamos de escolas técnicas.

OSG - Não seria uma candidatura prematura?
HÉLCIO - Prefeitura é administração. Sou empresário do ramo farmacêutico há 17 anos e a prefeitura precisa ser pensada como uma grande empresa. É preciso ter conhecimentos de gestão, moralidade e experiência para administrar.

OSG - Como foi o processo de formação da coligação e a escolha do nome de Sebastião Rodrigues para vice?
HÉLCIO - O Tião (Sebastião Rodrigues) é meu amigo há mais de 12 anos, uma figura conhecida na cidade e credenciado como subsecretário de Transportes do governador Sérgio Cabral. É um exemplo para essa cidade. Nossa união é para contribuir. Nós entendemos que nosso voto é muito parecido, um voto de renovação e se estivéssemos separados não teríamos chance, mas juntos podemos mais. Ele tem muita experiência e eu também. Quanto à questão dos partidos, estamos coligados com PP, PSDC, PPS e PMN, o que nos ajudará a eleger, pelo menos, quatro vereadores. Queremos deixar um legado para a cidade.

OSG - Que avaliação o senhor faz do cenário eleitoral deste ano?
HÉLCIO - Como eu disse, a cidade espera o novo. Somos novos e competentes, mas com experiência em administração para romper com esse mesmo grupo político que pouco fez pela cidade. Hoje nossa rejeição é próximo de 0% e saímos de uma pesquisa inicial de 5% para cerca de 10%. Isso sem divulgarmos muito nossa campanha. Temos projetos para a cidade crescer e ter qualidade de vida, infraestrutura e modernização. No breve período em que fui deputado (ficou quatro meses na Alerj), apresentei requerimentos e ações para melhorar a vida do povo maricaense.

OSG - Que emendas são essas?
HÉLCIO - Na área da educação, fiz o pedido de uma Faetec e de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). Fiz uma vistoria nas obras da UPA de Inoã com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para retomar o trabalho que estava parado. Requeri oito passarelas e pedi um batalhão para atender exclusivamente ao município. Solicitei a construção de um centro laboratorial para fazer o exame no material que vai deixar o emissário submarino do Comperj e desaguar em nosso mar. Precisamos ter controle do que vão jogar em nossa água.

OSG - E que projetos o senhor tem para o município, caso eleito em outubro?
HÉLCIO - Quero revitalizar o Hospital Municipal Conde Modesto Leal e construir um novo na cidade, mas que ele seja em Parceria Público Privada. As pessoas que têm plano de saúde em Maricá, nem as que não possuem têm um bom atendimento na cidade. Quero governar para todos os cidadãos. Vou fazer também os postos de saúde funcionarem. Vamos investir pesado na infraestrutura e no nosso corpo técnico. Acabar com qualquer vestígio de corrupção dentro da prefeitura e com excesso de cargos também é minha meta. O dinheiro público deve ser usado em projeto executivo para trazer recursos federais para a nossa cidade. Não temos turismo na cidade e ela tem uma vocação forte para isso. Temos que utilizar os royalties também para fazer obras na cidade. A Petrobras está aqui também por conta do Comperj, vamos investir, criar um quebra-mar. É possível. Tem dinheiro em Brasília, tem dinheiro na cidade. Tem é que fazer.

OSG - A prefeitura de Maricá ficou com a imagem desgastada por conta das denúncias contra o atual prefeito. Como resolver esse quadro?
HÉLCIO - A população está desgastada com tantos problemas. Há a candidatura dos que já foram, de quem está e de quem chega para fazer. Temos o apoio do deputado estadual Wagner Montes e do líder do governo na Alerj, André Correa (ambos do PSD), do secretário estadual de Transportes e deputado federal licenciado Julio Lopes e do senador Dornelles (ambos do PP). Estamos animados para essa disputa e fazer essa cidade mudar de perfil com qualidade de vida.

OSG - O que o senhor vai mostrar nesta campanha para a população o escolher?
HÉLCIO - O Tião é da cidade, fez parte do governo Sérgio Cabral e é uma pessoa respeitadíssima. Estou na cidade há 10 anos, por isso não cola esse discurso de forasteiro porque eu escolhi essa cidade que frequento há 25 anos, com tantas belezas naturais. Vamos investir pesado para ela ser melhor.

Comentários