BBB: projeto editorial homenageia Darcy que faria 90 anos

Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Darcy Ribeiro e Editora da UnB lançam, no próximo dia 25 de outubro, o primeiro volume da Biblioteca Básica Brasileira (BBB), uma homenagem ao professor Darcy Ribeiro pelos seus 90 anos de nascimento (26 de outubro de 1922). 

A coleção Biblioteca Básica Brasileira é um sonho de 50 anos de Darcy e só foi possível com o patrocínio dos Correios e da Petrobras.

Idealizada na década de sessenta por Darcy, a coleção foi concebida para proporcionar aos estudiosos, bibliotecas públicas e universitárias uma bibliografia fundamental e indispensável para o estudo da realidade brasileira. A intenção é retomar e atualizar a proposta de Darcy Ribeiro, configurando uma nova BBB, da qual os livros serão ampla e democraticamente distribuídos em todo o Brasil.

Para os cidadãos maricaenses, o evento é de vital importância, pois ele concluiu o livro de sua vida (O povo brasileiro) em Maricá, de acordo com o texto, o qual escrevera em seu prefácio:

"Escrever este livro foi o desafio maior que me propus. Ainda é. Há mais de trinta anos eu o escrevo e reescrevo, incansável. O pior é que me frustro quando não o faço, ocupando‐me de outras empresas. Nunca pus tanto de mim, jamais me esforcei tanto como nesse empenho, sempre postergado, de conclui‐lo. Hoje o retomo pela terceira vez, isto se só conto aquela primeira vez em que o escrevi e completei, e a segunda em que o reescrevi todo, inteiro, esquecendo as inumeráveis retomadas episódicas e inconseqüentes. Ultimamente essa angústia se aguçou porque me vi na iminência de morrer sem conclui‐lo. Fugi do hospital, aqui para Maricá, para viver e também para escreve‐lo. Se você, hoje, o tem em mãos para ler, em letras de fôrma, é porque afinal venci, fazendo‐o existir. Tomara."...

O livro pode ser lido em:



Serviço:
Dia 25 de outubro, quinta-feira, às 18 horas
Local: Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional
Rua México – Centro – Rio de Janeiro (acesso pelo jardim)

Comentários