Coluna do Gomes da Moto Gomes: Que tipo de óleo deve-se usar no motor da moto?

Você pode utilizar qualquer óleo desde que a especificação seja a mesma do fabricante, como por exemplo, um óleo SAE 20W-50. Porém, existe SAE 20W 50, API SF e API SL, sendo que o SL é superior.

Verifique também a quilometragem para troca. Um óleo superior será trocado com mais quilometragem. No momento, falando de óleo mineral, temos um óleo que foi desenvolvido por uma montadora para suas motos, YAMALUBE, categoria SAE 20W 50 API SL, e que segundo a montadora, deverá ser trocado a cada 3 mil quilômetros em motos refrigeradas a ar ou a cada 5 mil quilômetros em motos com radiador de água ou óleo. (fonte - a própria Yamaha).

Como a moto não possui luz espia de pressão ou nível de óleo, fica o condutor responsável por verificar diariamente o nível através da vareta ou janela de nível. Se o fabricante não recomendou óleo sintético, então não o utilize. Um motor que utiliza óleo mineral, para utilizar óleo sintético deverá passar por um processo de limpeza residual do anterior, caso contrário poderá acarretar até danos sérios ao motor. Lembre-se, ÓLEO, PNEU e RELAÇÃO, use sempre o melhor, pois no quesito custo x beneficio, você sempre sairá ganhando.


Comentários