Mais um conto da carochinha anunciado pela prefeitura: Maricá quer construir oceanário projetado por Niemeyer

A lagoa de Ponta Negra, em Maricá, poderá ganhar um oceanário projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Representantes do escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer estiveram reunidos há pouco mais de um mês com o secretário executivo da prefeitura do município, Márcio Leite, para viabilizar a construção do oceanário, considerado estratégico pela administração municipal para impulsionar o turismo na região.
“A primeira conversa que tivemos foi ótima, e a prefeitura agora aguarda o envio de documentações e o projeto final, para decidir a melhor maneira de viabilizar tanto a elaboração como a construção da obra”, disse leite.

De acordo com o prefeito Washington Quaquá, a obra é uma forma de homenagear o arquiteto que morreu ontem (5), no Rio de Janeiro. "Niemeyer era de uma família originária de Maricá. Seu avô, Ribeiro de Almeida, que foi ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], dá nome a uma das principais ruas da cidade. Estamos contratando o projeto do Oceanário Niemeyer, que é uma das últimas obras projetadas por um dos maiores brasileiros de todos os tempos", disse o prefeito. 
A notícia do texto acima foi divulgada pelo site da prefeitura municipal de Maricá e distribuído à várias mídias virtuais de comunicação. Ou seja, mais uma obra de proporções faraônicas que, assim como o novo hospital, pode não sair do papel. Nossa equipe esteve ontem no suposto lote à beira da RJ 106, anunciado pela prefeitura com sendo o local onde será construído o novo hospital municipal. Porém, o que se viu lá foi um aterro abandonado com bois e vacas pastando sobre ele.

O que é um oceanário?
É nada mais , nada menos do que um aquário sub-aquático público e instituição de pesquisa sobre biologia marinha. 
Um dos mais importantes oceanários do planeta está localizado na Europa, em Lisboa (Portugal), com 16 mil animais e plantas de 450 espécies diferentes. Porém, recentemente, foi inaugurado no interior de um resort em Singapura o maior oceanário do mundo, o Southeast Asia Aquarium que integra-se no Marine Life Park e vem com parque de diversões acoplado e possui mais de 100 mil animais e suítes sub-aquáticas com vista panorâmica para os peixes.

Marine Life Park
O Southeast Asia Aquarium, para além das dimensões recordistas, procura integrar o visitante no contato mais direto possível com os seus habitantes, entre mantas, tubarões-martelo ou golfinhos-nariz-de-garrafa (o que já originou polêmicas várias e críticas de especialistas, com ativistas a contestar a captura destes golfinhos).
Entre as atrações maiores, estão a Discovery Touch Pool (uma piscina sensatorial), o Lens Aquarium (que permite visualizações únicas) e o Floor Aquarium (para caminhar, literalmente, no mar). O oceanário dedicar-se-á também a vários projetos de estudo e conservação da vida marinha, com zonas abertas ao público e de informação.
A viagem pelos oceanos tem como atração central o habitat de mar aberto, que inclui o maior painel de visualização do mundo, com 36 metros de largura por 8 metros de altura, criando a sensação de se estar num cavernoso fundo do oceano - o habitat é ladeado pela Ocean Dome, uma cúpula com visão panorâmica global, e pelo restaurante Ocean, que, naturalmente, é especializado em peixe e marisco (segundo, dizem, uma ética da sustentabilidade).
Depois de ver e comer, também se pode dormir. Nas Ocean Suites, noutra lateral deste habitat, os hóspedes têm direito a uma experiência e vistas únicas: são quartos de luxo com janela de vistas oceânicas.
No parque de diversões Adventure Cove Waterpark, há seis escorregas aquáticos cada um prometendo mais adrenalina que o anterior, incluindo um Riptide Rocket, uma espécie de montanha-russa para gente sem problemas cardíacos...
Há ainda piscina de ondas ou uma viagem serpenteante por um "rio" que passa por 14 cenários temáticos de selva tropical a grutas. E é possível mergulhar por entre milhares de peixes e em redor de recife de coral artificial. Fica o aviso da organização: "durante 2013, serão introduzidos programas interativos com golfinhos e tubarões".
Um passe diário para o S.E.A Aquarium custa cerca de €18 para adultos, €12,5 para crianças (29 e 20 dólares de Singapura, respectivamente).
Um passe para o Adventure Cove Waterpark tem preços similares. Ambas as atracções abrem das 10h às 18h (até 7 de Dezembro, a partir do dia 8 ficam abertas mais uma hora).
O novo oceanário passará a ser a estrela da lista dos maiores do mundo, que inclui, além de Lisboa, espaços em Geórgia (EUA), Okinawa e Osaka (Japão) ou Valência (Espanha).


Comentários

  1. Vejo que os proxímos 4 anos do Sr Quaquá não irão mudar em nada. Ele continua um contador de estórias.Quando estudava turismo aprendi que o lugar só é bom para o TURISTA se for bom para o MORADOR. Como atrair o turismo se a região é carente de: SAÚDE, SANEAMENTO BÁSICO, AGUA.
    Já esta mais que na hora do Prefeito tomar vergonha e começas a fazer JUS ao seu OTIMO salário e trabalhar para a que veio. Prefeito, seu nome é Quaquá e não Forrest Gump. Pare de contar estórias e trabalhe sério. O dinheiro do povo não é capim. Se quiser, faça com o seu excelente salário.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.