O rei está nu...e a rainha também

Helio Braga - Há pouco mais de um ano, em seu discurso de posse na Câmara Municipal de Maricá, o então Vereador Claudio Ramos concluía seu contundente pronunciamento afirmando: "O Rei está nu!"
A realidade a que ele se referia com aquela citação de uma antiga fábula dinamarquesa de Hans Christian Andersen fazia referência às mentiras e falácias do enlameado prefeito local, mas com certeza refletia muito mais que apenas aquela pontinha do iceberg petista. Demorou para cair a ficha no coletivo urbano brasileiro, mas a prepotência, o excesso de desprezo pelo público e de apego por interesses privados, o conluio sem precedentes entre políticos e bandidos, o total descontrole dos executivos - municipal, estadual e federal com raríssimas exceções - Brasil afora fez chegar a última gota no copo cheio. A coisa desandou. A maionese azedou. O povo acordou e viu a verdade escancarada na rua ser bem diferente do conto maravilhoso da propaganda petista.
O inconsciente coletivo que saiu às ruas do país inteiro e bradou sua indignação foi a criança, aquela inocência imune e sem medos, que apontou a nudez do Rei e, em nosso caso, também da Rainha e de sua corte de cooptados.Por vinte centavos percebeu-se que tantas centenas de milhões, que tantos bilhões de reais vem sendo consumidos, desviados, mal aplicados, surrupiados, sem qualquer cerimônia por essa escória política que tomou o país de assalto e se perpetua sob o patrocínio de uma sistema eleitoral corrupto, contaminado e manipulado pelo maior estelionato oficial de que se tem notícia no mundo: o pacote de Bolsas assistencialistas cujo rótulo real é Bolsa Voto. Ah! Dirão alguns iludidos pela propaganda e outros usufrutuários das benesses petistas, a gritaria é desconexa, não tem lideranças, não tem pauta definida, é um convite ao caos... Não é bem assim. A pauta está clara, estampada em todas as cores, apenas é muito extensa por serem quase inesgotáveis as fontes da revolta popular. Tal qual ocorre aqui em Maricá, o Planalto também acreditava ser a Copa, o futebol, a festa nos estádios com a seleção canarinho, o anestésico suficiente para o país esquecer desmandos e escândalos. Aquela coisa da festa para calar a plebe ignorante... Afinal, com a mídia sob o controle financeiro das verbas oficiais de propaganda, quem poderia Pois é, esqueceram que o mundo atual gira mais rápido com a rede e que por ali circula uma informação livre, não controlada pelo jogo de poder dos políticos; negligenciaram o fato de que a web é frequentada por seres antenados, mais informados e à margem dos programas alienantes desse governo tão corrupto quanto corruptor e, o que é mais interessante, surpreenderam-se com a força e com o volume da voz das ruas. Aí, com a cobertura internacional de uma mídia fora do controle petista - e longe daquele nicho de notícias plantadas (ou seriam espaços comprados? - não lhes foi possível evitar um quadro aterrorizador para quem se acostumou a mandar nas ruas e a manipular massas...
No mundo da fantasia petista não há inflação, a sua estatal petrolífera segue impoluta apesar das evidências de seu desmonte financeiro e das trapalhadas de sua pseudo gestão graciosa (a troça é intencional), as finanças estão sob controle (leia-se maquiagem), o país cresce sem parar (tal qual um rabo de cavalo..) e a popularidade do avatar molusco idem. Pena que a rua desminta tudo e que nenhum político, a começar pela antiga terrorista sequestradora assaltante, possa participar de eventos públicos sem receber estrondosas e longas vaias que exigem cuidadosas edições nos noticiários para desaparecer. No mundo real, a verdade grita: O Rei está nu e a rainha também. É uma corte desnuda. Pode ser que ainda demore, mas o fato é que a casa caiu e a sociedade cansou de ver suas instituições desrespeitadas por tanta gente desqualificada aboletada nos corredores palacianos.
O gigante acordou! Tomara que tão cedo não relaxe.

Comentários