Libertadores: Fla vence Emelec-EQU e Bota empata fora com Unión-CHI

Por William Amaral

Flu arranca empate da Cabofriense no fim

Vitória tranquila. O Mengão recebeu o Emelec-QUE no Maracanã e deixou boa impressão em uma vitória tranquila. Logo aos 10, Elano cobrou falta com perfeição e abriu o placar. O jogo ficou equilibrado e aos 28, Everton acertou o pé da trave em chute de fora da área. O primeiro tempo chegou ao fim com apenas duas boas chances para o Fla e nenhuma para os visitantes. Veio a segunda etapa e Jayme pôs Gabriel no lugar de Lucas Mugni. Aos 9, Elano tocou de letra para André Santos, que foi ao fundo e cruzou rasteiro para Hernane, com apenas um toque, colocar pra dentro. Gol do artilheiro, que pode estar de saída do Mengão. O jogo voltou a ficar nervoso até que aos 28, Achillier foi expulso. A partir daí só deu Flamengo e aos 36, Cáceres saiu em velocidade pela direita e deu ótimo passe para Everton, que tocou na saída do goleiro e fez o terceiro. Aos 42, o Emelec diminuiu. Escalada, ex-Botafogo, chutou de muito longe, a bola desviou em Samir e enganou Felipe. Foi só. O Fla fez os primeiros três pontos no torneio e está na 2ª colocação do Grupo 7 da Libertadores.

Poderia ter sido melhor. Diante do fraco Unión Española, o Botafogo ficou apenas no empate jogando no Chile, casa do rival. Em um primeiro tempo fraco tecnicamente, os goleiros apareceram nas poucas oportunidades de gol. Enquanto Jefferson garantia a defesa, Ferreyra matava o ataque com muitos erros de passe e desperdiçando a melhor oportunidade do Fogão, após rebote do goleiro em chute de Jorge Wagner. Na segunda etapa, o Botafogo voltou superior e não marcou por pouco em chutes de Gabriel e Lodeiro. O time chileno melhorou e contou com a inspiração de seu melhor jogador para abrir o placar. Aos 29, Chávez recebeu na entrada da área, driblou Dória e Júlio César com facilidade e bateu na saída de Jefferson. Precisando do empate, o alvinegro foi pra cima e aos 36, Ferreyra driblou o goleiro Sánchez, bateu e viu o mesmo Sánchez se recuperar e salvar o Unión. Aos 40, Edílson cruzou da direita e Ferreyra marcou de cabeça. O jogo se arrastou até o fim e terminou em empate. Ficaram duas certezas: Ferreyra não pode ser titular do Botafogo, embora seja útil tê-lo no elenco e o time não deve respeitar demais os adversários fora de casa, sobretudo os fracos. Bastava a equipe alvinegra apertar, acelerar, que conseguiria uma vitória tranquila. Com o ponto conquistado, o Fogão é o líder do Grupo 2, com 4 pontos ganhos.

Empate suado. Enfrentando a forte Cabofriense em Macaé, o Flu recorreu ao artilheiro Fred para conseguir o empate na bacia das almas. Com a habitual categoria, Conca comandou o Tricolor no ataque. Biro Biro, surpresa na escalação, fez boas jogadas, mas desperdiçou-as na hora de finalizar. O primeiro tempo foi todo do Fluzão, mas a bola não entrou nem em cabeçada espetacular de Fred, salva pelo goleiro Cetin. Na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado e aos 12, Jean achou Fred livre na pequena área, mas o centroavante da seleção brasileira testou pra fora, perdendo chance incrível. Dois minutos depois, o castigo. Keninha cruzou na área e Daniel Tijolo testou a bola sem chances para Cavalieri. A Cabofriense se aproximava do segundo gol, mas não resistiu à pressão final do Flu. Aos 47, Walter lançou Fred no meio da área. O goleador matou, tirou a marcação e bateu para empatar. No minuto seguinte, Diguinho tentou a virada em chute de fora da área, mas parou em Cetim e foi só. O Flu foi a 23 pontos e segue na vice-liderança do Carioca.

Outra vitória. Quem também entrou em campo pela Libertadores foi o Atlético-MG. O time de Ronaldinho venceu o Santa Fé, no Independência, por 2 a 1, de virada. Os gols do Galo foram marcados por Jô e Neto Berola. O time mineiro lidera o Grupo 4, com seis pontos.






Comentários