Itaipuaçu: Prefeitura destrói ponte antiga e refaz acesso à Morada das Águias

Depois de muitas reclamações de moradores e vários acidentes, inclusive com algumas mortes, finalmente a Prefeitura de Maricá (RJ) tomou providências e substituiu a perigosa ponte de madeira que dava acesso ao bairro Morada das Águias, em Itaipuaçu, podre e caindo aos pedaços, por um acesso em aterro, manilhado.

A obra foi iniciada na última terça-feira (13) por volta das 9h, quando uma equipe da secretaria de Obras chegou ao local e, com a ajuda de uma retroescavadeira, destruiu a ponte sobre o canal. Depois de uma rápida operação de limpeza, na qual foram retirados os restos das madeiras, troncos e detritos do riacho, foram assentadas 10 manilhas de 1000 em duas colunas, posteriormente cobertas com aterro. Por causa da falta de iluminação no local, os trabalhos tiveram de ser interrompidos ao cair da tarde, faltando apenas nivelar a pista.

No início da tarde desta quarta-feira, os operários voltaram ao local e, com auxílio da retroescavadeira, forraram e nivelaram a superfície da nova ponte com cascalhos de brita e pó de pedra, dando assim conclusão ao serviço. Confira as fotos, a seguir:

A ponte de madeira antes de ser destruída


















Fotos: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)

A história da ponte

De acordo com dados históricos, tudo começou na época do governo do prefeito Édio Muniz, no ano de 1984. Por um suposto erro de projeto, a empresa loteadora não abriu acesso ao novo loteamento, deixando os novos proprietários literalmente ilhados, tendo que dar uma enorme volta para conseguirem chegar até as suas casas.

Prof. Valter
Um dos moradores, até hoje muito respeitado na localidade, conhecido como Professor Valter (Valter Souza), músico e maestro, procurou o então prefeito e solicitou ajuda para a construção de uma pequena ponte. Édio Muniz, que admirava o maestro, adorava música e queria apoiar projetos culturais na cidade, atendeu-o prontamente em seu gabinete, comprometendo-se em contribuir com a mão de obra, alegando que a prefeitura estava sem dinheiro. Na ocasião, propôs ao maestro que, ele e demais moradores, fundassem uma associação com o objetivo de angariar fundos para a compra dos materiais. Apesar de todas as dificuldades, na época, com poucos moradores e muitos 'veranistas', o maestro seguiu o conselho do então prefeito e fundou a "ANCOMAR", uma associação composta por moradores dos bairros Morada das Águias, Costa Verde e Rincão Mimoso.

Após minuciosa pesquisa e estudo, Valter vislumbrou a possibilidade de um caminho de acesso ao bairro, porém, uma área particular teria que ser desapropriada pela prefeitura. Antevendo mais essa dificuldade, antecipou-se e, com recursos próprios e de alguns associados, comprou a tal propriedade e construiu a ponte que durou até o dia 13 de maio de 2014.

Confira também:

Associação de moradores faz abaixo-assinado para melhorias no bairro Morada das Águias


Fique por dentro de outras notícias de Itaipuaçu e de Maricá no Facebook:


Acesse também, com mais rapidez, o Itaipuaçu Site no seu smartphone (baixe aqui o app gratuitamente




Comentários

  1. INACREDITÁVEL, APÓS UMA REUNIÃO NO DIA 11/05 EM ITAIPUAÇÚ COM A FUTURA CANDIDATA Á DEPUTADA ESTADUAL PELO PT, SRA. ROSÂNGELA ZEIDAN, QUANDO ESTIVERAM REUNIDOS, PSEUDAS LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS, INCLUINDO A FANTÁSTICA UNIÃO PELOS INTERESSES PRÓPRIOS, O JOVEM AUDACIOSO PERIGOSO RICARDO NETUNO, VICENTE SILVA, PROF VALTER SOUZA, UBIRAJARA ALCANTARA, UMA SRA QUE SE INTITULA PRES. DA ASSOCIAÇÃO DE MORADA DAS ÁGUIAS E UM PELEGO SINDICALISTA DO SINDSERV, FILIADO DO PSOL, QUE ESTEVE RECENTEMENTE ENVOLVIDO NO ESCÂNDALO DA DEP. JANIRA ROCHA, SR. MARCELO CONTRERAS, ALIÁS TODOS QUE GRITAVAM EM BOM SOM, CONTRA O PREFEITO QUAQUÁ E QUE AGORA SE ALIAM A ESPOSA DO MESMO. RECEBEU A LOCALIDADE DE MORADA DAS ÁGUIAS, UMA SOLUÇÃO PALIATIVA QUE FICARÁ POR LÁ MAIS UNS 30 ANOS, AO INVÉS DE FAZEREM UMA PONTE DECENTE PARA A POPULAÇÃO DAQUELA LOCALIDADE, ISTO MOSTRA O QUANTO ESTES SRS. TEM DE PRESTÍGIO NO ATUAL GOVERNO. POR FALAR NISTO, CADÊ OS ÔNIBUS? SERÁ QUE ESTARÃO RODANDO EM 2016?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Itaipuaçú site pela reportagem completa. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Sou morador de Morada das Águias e lamento o abandono da região. Agora, para favorecer uma oportunista que pretende fincar raízes para não perder as facilidades conquistadas pelo pior governo da história de Maricá (mais de R$ 1,3 bilhões arrecadados em 5 anos sem realizações à altura), fizeram uma porqueira que não passa de enganação para arrebanhar desavisados e garantir boquinhas.

    ResponderExcluir
  4. Depois vão dizer que os moradores reclamam de tudo. Mas fala a verdade, que obrazinha vagabunda! Cruz credo! O prefeiturazinha desgraçada! #Raça#Ruim#Políticos#De#QQ#Partido

    ResponderExcluir
  5. ATENÇÃO MORADORES DE MORADA DAS ÁGUIAS, TOMEM CUIDADO COM ESTA SRA QUE ANDA DIZENDO QUE É A ATUAL PRESIDENTE DA AMORADA, SRA SUELI CORREA PRADO, POIS ELA IRÁ SE UTILIZAR DESTE EXPEDIENTE ´PARA PEDIR VOTOS PARA A MULHER DO PREFEITO, ROSÃNGELA ZEIDAN EM SUA CAMPANHA PARA SER DEPUTADA ESTADUAL, LEMBRE-SE QUE ESTA PORCARIA DE OBRA QUE FIZERAM AÍ PARA VCS, NÃO VALE ISTO, NÃO VENDAM SEUS VOTOS E NÃO SE ILUDAM COM ESTAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  6. Ponte de Manilhas? Isto não existe!!! As manilhas restringem a passagem da água nas chuvas e o solo é carregado. Vai solapar e a terra descer. Além disso, em chuvas torrenciais as manilhas vão restringir o fluxo da água e provavelmente as margens vão alagar. Isto não é solução é ilusão...

    ResponderExcluir
  7. Que serviço de gente porca ! Meu Deus ainda teve coragem de dizer que resolveu o problema dos moradores com essa coisa ridicula que dizem ser uma ponte? TOMA VERGONHA PREFEITO !! Vai porcalhar a sua casa que é melhor.

    ResponderExcluir
  8. Em Maricá, mais precisamente em Itaipuaçu, o Programa Bairro novo começou, mas não foi concluída a pavimentação das ruas apontadas por eles. Asfaltaram apenas trechos das ruas, cerca de 400 metros, ficando o restante das ruas sem pavimentação. E o pior! O que ficou por fazer é a pior parte das ruas. Esse Programa em alguns Municípios é um engodo. As empresas responsáveis desapareceram sem dar explicações aos contribuintes/eleitores. Votar em quem no pleito de 2014?! Muita calma nessa hora eleitor. Ainda vem para cá inaugurar “pedaços de ruas” pavimentadas, sai fora seus políticos mentirosos, inescrupulosos, farsantes e miseráveis!

    ResponderExcluir
  9. Afinal esta melhor agora ou como estava ? pois se esta melhor agora, por mais sem vergonha que seja a obra é melhor que a outra que estava prestes a cair, agora é cobrar uma solução definitiva.

    ResponderExcluir
  10. Vai alagar igual a que fizeram na estrada 3 no Rincão Mimoso, cansei de ficar atolada com água no capô. Seria muita cara de pau estas pessoas votarem neste pessoal, porque já são 8 anos sofrendo na mão deles..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.