Itaipuaçu: Homem é preso após atear fogo no mato

Itaipuaçu - Uma grande queimada numa área próximo à Morada das Águias foi detectada por vários moradores no início da tarde desta quarta-feira. Segundo informações, guardas da Unidade de
Policiamento Ambiental da Serra da Tiririca (UPAM) e agentes do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), após denúncia, foram ao local e prenderam um homem que supostamente teria ateado fogo no mato.

Identificado como Antônio Calixto Ramos, de 49 anos, o homem confessou o feito e foi conduzido à 82ª DP, no centro de Maricá. Segundo ele, que disse ser morador da rua 26, em São Bento da Lagoa, o terreno ao qual pôs fogo é de sua propriedade, porém não imaginou que o fogo pudesse se transformar no enorme fogaréu que atingiu quase um quarteirão inteiro.

Entretanto, de acordo com outras informações, há cerca de quatro dias "algumas pessoas" têm ateado fogo naquela área. Suspeita-se de que os donos dessas áreas têm provocado os incêndios no mato a fim de "limparem" os terrenos, pois correm boatos de que a prefeitura asfaltará a estrada principal de acesso à Morada das Águias e consequentemente estima-se que os lotes e terrenos naquela região sofrerão valorização.

De acordo com declarações do sargento Bittencourt, do Corpo de Bombeiros, em conversa com a nossa equipe de reportagem por telefone, o solo da área em questão é formada terreno de turfa, sendo quase impossível controlar o fogo nessa situação. Segundo ele, unidades da corporação já estiveram várias vezes no local tentando apagar os focos. No entanto, mesmo depois de apagado o fogo, poucas horas depois as chamas ressurgem. "É preciso que São Pedro dê uma ajuda e faça chover bastante, pois só assim esse problema será resolvido", informou.


Reportagem e fotos: Marcelo Bessa 






Comentários

  1. Esclarecedora reportagem, pois muitos falam e acreditam que esses focos de fogo vem do tipo de solo, e não nasce fogo em todo Lugar nem no quintal de ninguem. Deveriamos ter mais rondas e encentivos para denuncia desses criminosos, pois poem em risco a fauna,os bens alheios e a saude dos moradores. Estamos a mais de 20 dias numa cortina de fumaca e eles continuam a colocar fogo, e estamos sem previsao de chuva...o triste é ter que contar só com São Pedro...

    ResponderExcluir
  2. Impressionante como pessoas que se mudaram para Itaipuaçu, fugindo de tudo que elas não gostavam na cidade grande, poluição, barulho, violência e falta de civilidade, reproduzem tudo isso aqui. Deus, perdoa-os, pois eles não sabem o que fazem!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.