Cabos da "Comsinal" ligados à rede elétrica causam estragos em equipamentos de usuários

Em virtude de inúmeras reclamações acerca do péssimo serviço prestado pela empresa fornecedora de sinal de internet, COMSINAL DO BRASIL, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá, o ITAIPUAÇU SITE, em reportagem especial, desvenda as causas e apresenta opões para solucionar os problemas.

A maioria das reclamações surgiram logo após o último temporal que caiu sobre a cidade. A partir de então, muitos usuários ficaram sem sinal de internet. A causa da interrupção foi devido a queima de diversos aparelhos "roteadores" que tiveram de ser readquiridos e reinstalados.

Sem a informação verdadeira, que é escondida dos milhares de usuários pela própria COMSINAL, de que a rede de internet que alimenta os roteadores nas residências é ligada à rede de energia da AMPLA, sempre que há temporais e relâmpagos, a rede elétrica é afetada e consequentemente os cabeamentos de internet também.

Segundo informações, o sinal de internet na cidade é fornecido pela empresa NQT via cabos de fibra ótica e cada ponto, que alimenta cerca de 500 outros pontos domésticos, custa em média R$ 15 mil. Diferentemente das outras empresas que também atuam na região, a COMSINAL, ao invés de ligar seus cabos de fornecimento diretamente nas residências, a fim de diminuir seus custos e aumentar os lucros, instalou "caixas de passagem" nos postes de energia elétrica, ligadas à rede da AMPLA. Assim, sempre que há picos de energia, os roteadores são afetados e, na maioria dos casos, os aparelhos queimam instantaneamente. O usuário, leigo, não percebe, pois as luzes na parte frontal do equipamento continuam piscando, apesar da falta de navegação. No entanto, quando o mesmo, por sorte, consegue contato com o suporte técnico para ter de volta o serviço normalizado, é obrigado a substituir o aparelho por um outro, fornecido pela própria COMSINAL ao preço de R$ 100.

Dicas

De acordo com informações de especialistas na área, devido a constatação de que o cabeamento de sinal de internet está ligado à rede de energia elétrica, sempre que houver relampejos ou falta de luz, ou até mesmo durante a madrugada quando o serviço não estiver sendo utilizado, deve-se desconectar o cabo que vem da rua, geralmente de cor azul, que fica conectado atrás do aparelho roteador, conforme a imagem a seguir:

Quando falta luz, o cabo azul, que vem da rua, deve ser desconectado
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)

Outra dica importante é ter em casa filtros de linha e estabilizadores para ligações de aparelhos elétricos, entre os quais televisores, geladeiras, microondas e roteadores de internet. Segundo informações, após o último temporal, centenas de moradores perderam diversos equipamentos em virtude de "picos de energia". Em geral, quando há falta de luz, as pessoas se esquecem de retirar os fios das tomadas e, devido a já comprovada instabilidade na rede da AMPLA, quando a energia é restabelecida, volta com uma descarga elétrica muito acima do padrão normal, queimando os equipamentos e gerando prejuízos aos usuários.







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