Reunião do CCS define detalhes sobre a segurança no carnaval de Maricá

Aconteceu na terça feira (19) na 82ª DP a reunião ordinária de janeiro do CSS Maricá – Conselho Comunitário de Segurança (ligado ao Instituto de Segurança Pública em Brasília) que tratou especificamente do assunto carnaval de Maricá.

A reunião contou com a presença do delegado José Mulatinho, Coronel Salema (comandante do 12º BPM), Capitão Barreto (comandante da 4ª Cia), Major Ardensen (comandante da 1ª Cia do BPRV), Alberto Santos (subsecretário de segurança municipal), Coronel Amaral (coordenador da Defesa Civil Municipal), Jorge Castor (secretário adjunto de assistência social), Rogério Felício (representante da Viação Nossa Senhora do Amparo), Pery Salgado (Delegado do Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro e diretor de comunicação do CCS), Anna Maria Quintanilha (presidente do CCS), Vera Braz (vice-presidente do CCS Maricá), Conselheiros Tutelares e representes da secretaria de saúde.

Alberto Santos (sub secretário de segurança municipal), informou que os últimos detalhes estão sendo acertados, afirmando que o carnaval será realizado em diversos pontos do município terminando sempre às 2 horas a manhã. Disse também que cerca de 1200 pessoas serão contratadas para a prefeitura para reforçar a segurança dando prioridade para os moradores do local por uma questão de logística desde que tenham perfil para atuar em grandes eventos. Informou também que os carros de som não terão vida fácil: “Não permitiremos carros de som. Faremos uma ação conjunta com a PM e utilizaremos quatro reboques para se necessário, apreender estes veículos. Iremos trabalhar com decibelimetros (aparelhos que medem o nível sonoro) e aqueles veículos que superarem os 85 db, poderão ser recolhidos ao pátio municipal. Também não serão tolerados venda de bebidas alcoólicas para menores de idade e os acampamentos em todo município. Os ônibus de turismo serão inspecionados tanto em Ponta Negra quanto em Itaipuaçu.

Já o secretário Jorge Castor (Assistência Social) informou que sua secretária estará inovando tendo um ponto fixo na praça Orlando de Barros Pimentel para auxiliar no desaparecimento de crianças. O Conselho Tutelar terá plantão diário e pulseiras serão entregues em diversos pontos do município para identificar as menores de 12 anos.

A Defesa Civil que estará em plantão permanente em sua sede às margens da RJ 106, terá incremento de guardas-vidas em toda a orla maricaense, espalhados nos nove postos, segundo o Coronel Amaral.

Já, o representante da Viação Nossa Senhora do Amparo – Rogério Felício, informou que todas as linhas intermunicipais já têm autorização do DETRO e estarão circulando 24 horas do dia a partir da sexta-feira.

Na quarta-feira (27) às 15 horas, na 82ª DP, acontecerá outra reunião sobre os procedimentos do carnaval desta feita ministrada pela secretaria de assistência social.

Com informações e fotos: Pery Salgado (Barão de Inohan)



Comentários