Viação Nossa Senhora do Amparo completa 66 anos

A maior empregadora privada de Maricá e maior contribuinte em impostos do município está completando 66 anos de atividades. Com cerca de 1100 funcionários e 300 veículos em sua frota (hoje, uma das mais novas do estado, com média de 3,5 anos de vida), a empresa apoia, patrocina e participa de diversas atividades sociais em todo o município de Maricá.

Criada por Jacintho Caetano em 10 de maio de 1950, é hoje orgulho do povo maricaense, com um indice de arovação em seus serviços na ordem de 85%. A missa solene pelos 66 anos da empresa, acontecerá nesta terça feira às 19 horas na igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo.

HISTÓRIA DE SUCESSO

O fundador Jacintho Caetano
A Viação Nossa Senhora do Amparo foi fundada em 10 de maio de 1950 por Jacintho Luiz Caetano (1900 –1986), um ilustre cidadão maricaense, que cresceu junto à sua terra. Filho de Caetano Gonçalves e Amélia Leopoldina do Amparo, nasceu no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá. Por sua devoção à Santa, batizou a empresa com o nome dela, além de dá-lo à sua sétima filha, Maria do Amparo Caetano. A homenagem foi retribuida quando, em 2000, Maria do Amparo lançou um livro intitulado “Jacintho Luiz Caetano, 100 anos de história”, onde narra a vida de seu pai, um homem empreendedor e de forte visão progressista.

Desde novo, Jacintho conhecia o valor do trabalho. Acompanhava seu pai na lavoura e no pequeno comércio ambulante, além de auxiliar sua mãe na venda de doces artesanais. Juntando moedas, conseguiu, aos 12 anos, comprar um cavalo, e, aos 17, já possuía uma pequena tropa, com a qual levava para fora do município produtos como peixes, camarões, carvão e esteiras de taboa. Na volta trazia para Maricá bens de consumo que a cidade necessitava. Aos 18 anos, abriu seu primeiro negócio, o “Armazém Espírito Santo” e não parou mais. Montou novos armazéns em localidades próximas e adquiriu pequenas extensões de terra até chegar ao bem sucedido negócio de hoje.

O inovador Jacintho participou de várias atividades em prol de Maricá. No dia 10 de maio de 1950, inaugurava a Viação Nossa Senhora do Amparo, com a primeira linha de ônibus ligando Maricá à Niterói. Além disso, na década de 50, engajou-se na luta contra o surto de malária que assolava o município, doou terrenos e ajudou no transporte dos materiais para a construção do hospital e postos de saúde (Posto de Saúde Dr. Ildefonso Gonçalves Ferreira e o Posto de Saúde de São José do Imbassaí). Na educação, atuou ativamente com a doação de um terreno, em 1953, para a Fundação Anchieta, hoje Fundação Leão XIII, restaurou construções e ajudou na criação de outras instituições de ensino.

Nos primeiros anos de funcionamento da Viação Nossa Senhora do Amparo, os veículos só entravam em circulação após serem benzidos. Todo dia 10 de maio, às 10h, é realizada uma missa em Ação de Graças à Viação Nossa Senhora do Amparo. No início das atividades da empresa, o primeiro horário de saída do ônibus de Maricá para Niterói era às 5h. Jacintho verificava pessoalmente a pontualidade da saída e, caso o motorista ou o cobrador não estivessem presentes, ele ia até suas casas saber o porquê da ausência.

Na década de 1970, a frota da empresa já possuía 30 ônibus e, pela necessidade de uma garagem mais ampla e equipada, uma nova garagem em Rio do Ouro foi construída. Vários bairros de Maricá já foram servidos pela Viação Nossa Senhora do Amparo, com linhas municipais. Hoje este serviço está restrito às linhas do terceiro e quarto distritos. A empresa é detentora de todas as linhas intermunicipais de Maricá.

Em 1973, com a criação da linha Maricá–Rio do Ouro, houve a necessidade da construção de uma garagem de apoio na localidade de Rio do Ouro.

Em 1976, a linha Maricá–Rio de Janeiro entrou em operação, graças à inauguração da Ponte Presidente Costa e Silva (Ponte Rio–Niterói), em 1974. A empresa progredia e a vida prosperava em Maricá, que, a esta altura, ofertava mais empregos e maior movimentação econômica. Em 1980, quando completou 30 anos, passou a investir mais em sua modernização e estar atenta ao seu papel social.

No ano de 1981, Jacintho começava a sentir os primeiros sinais de um problema circulatório que se agravaria. Porém, Jacintho, que tinha uma grande fé em Nossa Senhora do Amparo, não demonstrava desânimo nem derrotismo. Pelo contrário, tinha força e perseverança. Mas, apesar disso, em 8 de dezembro de 1986, Jacintho Luiz Caetano não resistiu às complicações da doença e faleceu, deixando uma rica lição de coragem e determinação com sua história de vida, construída com muitas lutas e merecidas vitórias. Antes do falecimento de Jacintho, durante o governo de Leonel Brizola à frente do Executivo fluminense, em dezembro de 1985, houve a encampação da empresa. Sua administração foi entregue a pessoas indicadas pelo governo estadual e essa situação permaneceu até 1988. Quando a Viação Nossa Senhora do Amparo foi devolvida, estava com boa parte de seus veículos e instalações sucateadas, um significativo retrocesso para a empresa. acintho havia falecido e seus filhos, que tomaram a frente nos negócios, tiveram trabalho para reerguer a empresa. Mas, apesar das dificuldades, a recuperação foi muito bem-sucedida e, hoje, a Viação Nossa Senhora do Amparo conta com cerca de 1000 funcionários e aproximadamente 310 veículos, e trabalha diariamente oferecendo segurança, conforto, eficiência e pontualidade aos seus clientes, além de fazer excursões e turismo.

O processo de renovação e frota é constante e todos os anos, dezenas de ônibus são renovados e sempre é feito também um acréscimo na frota, hoje uma das mais novas do estado do Rio de Janeiro com idade média de apenas 3,5 anos porônibus quando o exigido é de 7 a 10 anos. A Viação Nossa Senhora do Amparo recebeu o Selo Verde, como empresa que cuida do meio ambiente. Patrocina diversos eventos em Maricá, dentre eles o Festival Nacional de Voz e Violão. Mantém diversos projetos sociais ligados a cultura e esportes e é hoje a maior empregadora e arrecadadora de impostos de Maricá.

Construiu com recursos próprios o Terminal Rodoviário de Itaipuaçu que foi entregue em janeiro e inaugurado pela prefeitura em 31 de março de 2012 dando mais mobilidade aos moradores de Itaipuaçu. Com o terminal, diversas linhas municipais foram criadas na região para melhor servir seus clientes.

A Viação Nossa Senhora do Amparo completa 66 anos de excelentes serviços, com índice de aprovação superior a 85% pelos seus clientes em pesquisa realizada em janeiro deste ano. É a maior empregadora privada de Maricá e maior contribuinte do município e atua hoje em Maricá, São Gonçalo, Niteroi e Rio de Janeiro, além de fazer transporte e turismo para qualquer local do país. É realmente uma empresa que orgulha o maricaense e tem orgulho de ser maricaense.



Comentários