Mar de ressaca destrói ninho de tartaruga em praia de Maricá

A ressaca do mar que atingiu Maricá, RJ, no fim de semana destruiu os ovos de uma tartaruga marinha que foram descobertos na Praia de Jaconé na tarde desta quinta-feira (27). Segundo o município, que realizava o acompanhamento do ninho junto com agentes dos projetos federais Araunã, da UFF, e Tamar, do Ministério do Ambiente, as ondas fortes que atingiram a faixa de areia fizeram os ovos se perderem.

Ninho de tartaruga é protegido em praia de Maricá (Foto: Prefeitura de Maricá)
Ninho de tartaruga foi levado pela ressaca
(Foto: Prefeitura de Maricá)
De acordo com o projeto Araunã, os ovos só podem ser removidos em duas situações: quando são postos ou em média 15 dias após a postura.

Ainda segundo o município, o único registro de desova nas praias do balneário aconteceu em dezembro de 2015, quando 57 ovos de tartarugas foram descobertos na Praia de Zacarias. Na ocasião, 20 filhotes nasceram e foram encaminhados para o mar.

Por isso, a bióloga Marinha do projeto Araunã, que acompanhava o ninho, Larissa Araújo, lamentou o episódio, mas afirmou que esse é um processo da natureza.

"Infelizmente não há como interferir. Como toda a faixa de areia foi tomada, mesmo que removêssemos para outro ponto na área, correríamos o risco de os ovos gorarem", disse a especialista, que também acredita que esta segunda desova na região é importante, pois é provável que o animal retorne para uma nova postura, como é natural.

Fonte: O Globo



Previous
Next Post »

4 comentários

Click here for comentários

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião. ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment