Itaipuaçu: obra da ponte da Avenida 1 inicia fase de conclusão; veja o vídeo

A construção da nova ponte da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida 1), que vai ligar o Barroco à orla de Itaipuaçu, entrou em nova fase. Após a retirada da antiga estrutura, foram finalizadas as cabeceiras e nesta terça-feira (06/06), começaram a ser instaladas as vigas pré-moldadas.

As peças são feitas de concreto e contam com os chamados “elementos de protensão”, que são cabos ou vergalhões que passam por dentro do molde, melhorando a resistência e o comportamento sob condições de carga. A escolha desse modelo também permite vãos maiores – sem a necessidade de pilares – além de reduzir o consumo de concreto e aço por conta da maior resistência.

O prefeito Fabiano Horta acompanhou a instalação das primeiras vigas, operação que exigiu o uso de guindaste e de uma lança. “Hoje a ponte recebeu essas vigas de sustentação e, até o fim do mês, vamos inaugurar essa importante passagem litorânea de Itaipuaçu”, afirmou.

Quem mora perto gostou do que viu. “A obra da ponte e a da Praça do Barroco valorizaram a minha pousada. Essa ponte tem uma bela estrutura e está melhorando o local”, avaliou o comerciante e morador do bairro Benito Chirollo, de 81 anos, 25 deles ali. O cronograma segue dentro do previsto. “Essa fase da obra já pode ser considerada a conclusão, pois estão sendo feitas duas etapas ao mesmo momento: a superestrutura e a mesoestrutura”, explicou o engenheiro da Secretaria de Obras e responsável pela obra, Jorge Heleno. “Dentro de uma semana estas duas etapas estarão concluídas e partiremos para finalizar”, completou.

A ponte terá 27 metros de vão livre, 10,5 metros de largura, estacas metálicas profundas na fundação, estrutura pré-moldada, duas faixas de rolagem para veículos de mão dupla e dois passeios de pedestres protegido com barreiras. Ao lado do canteiro de obras foi construída uma passagem para pedestres. Enquanto durar a obra, os veículos devem fazer um desvio de 1.800 metros e seguir pela Rua 36 para chegar à praia. O acesso fica na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um).


Comentários

  1. Uma covardia esse buraqueira escondida com a água das chuvas.Quebra nossos carros todos os dias. Maldito Prefeito e sua corja!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.