Vazamento na Bacia de Campos preocupa ambientalistas

11/11/2011 - A  Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) iniciou investigação sobre um vazamento de petróleo na Bacia de Campos, principal produtora do país. O vazamento foi detectado no campo de Frade, operado pela norte-americana Chevron, que possui 51,7% do negócio.

petróleo

Segundo a empresa Chevron, o vazamento está localizado entre os campos de Frade e Roncador e já está investigando sobre a origem do incidente. Em nota, a empresa informou que o vazamento aconteceu devido a uma rachadura no solo do oceano, pois segundo ela, é um fenômeno considerado normal na bacia de Campos.
Apesar do incidente, a produção no campo de Frade não foi paralisada. A assessoria de comunicação da Chevron esclareceu que o vazamento não é parecido com o que aconteceu no Golfo do México, um dos  maiores desastres ambientais envolvendo petróleo.
Em nota, o secretário estadual do meio ambiente, Carlos Minc, disse que está preocupado com os riscos de um desastre ambiental, mas informou que o vazamento não deve atingir a costa. Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente, INEA, já estão monitorando as praias da região.
Também segundo informações da ANP, embarcações de apoio foram deslocadas para o local para identificar a origem do vazamento e recolher o óleo do mar.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que está acompanhando de perto as medidas adotadas pelas empresas Chevron e Petrobras, que operam no local e que essas ações, até o momento, incluem dispersão mecânica, contenção e recolhimento do óleo presente na superfície.
A Petrobras possui 30% de participação no campo de Frade, que conta ainda com o consórcio Frade Japão Petróleo, que detém os demais 18,35%.

Comentários