Angrenses se manifestam em favor do Tebig jogando ovos no secretário


ANGRA DOS REIS
Foi intensa a manifestação que aconteceu na tarde de hoje (28), na porta do mais novo escritório da Fundação Instituto da Pesca do Estado do rio de Janeiro (Fiperj) em Angra dos Reis.
O secretário estadual da Pesca, Felipe Peixoto, veio à cidade exclusivamente para a inauguração do primeiro, de oito escritórios regionais da Fiperj, que vão ser instalados no Estado para facilitar os trâmites legais de licença de pescadores, e também, ponto de apoio ao pescador. Este escritório em Angra dos Reis atenderá toda a Costa Verde.
Durante a inauguração, dezenas de manifestantes se uniram, com cartazes, apitos e enfeitados de nariz de palhaço, gritando: “não tem Felipe, não tem Cabral, nós queremos o terminal”. Um protesto organizado pelo presidente da Câmara, José Antônio Azevedo Gomes (PCdoB), por causa da decisão do Estado de não conceder a licença para a ampliação do Terminal da Baía de Ilha Grande (Tebig), ratificada na última quinta-feira.
Assim que Felipe Peixoto saiu do prédio, manifestantes começaram a gritar e jogaram ovos, farinha e água no secretário. Perdido pelo Centro, Felipe Peixoto e seu assessor caminharam cerca de cinco quarteirões, seguidos pelos manifestantes, até conseguir chegar ao estacionamento público do Aterro do Carmo, onde entrou no carro que o levaria ao aeroporto, e um helicóptero o esperava para voltar ao Rio de Janeiro. A polícia não esteve no local.

Durante a manifestação, Felipe Peixoto disse: “sabia que haveria a manifestação. Fiquei sabendo através da internet”, afirmou à imprensa, em rápidas palavras e visivelmente irritado. Ao terminar a manifestação, o vereador José Antonio, mais uma vez, falou sobre a luta pelo Tebig, e qualificou a presença de Felipe Peixoto na cidade, quatro dias após a coletiva, uma afronta à população de Angra. “Achei uma atitude temerária do secretário, uma afronta à população de Angra dos Reis, quando ele há quatro dias atrás dá uma negativa a Angra dos Reis, e ele vem aqui, caminhar nas ruas da cidade, desafiando Angra dos Reis. Não podia ter outra reação da população, se não vaia-lo. Ele veio aqui inaugurar um escritório da Fiperj que não vai significar nada para cidade, que não vai chegar a lugar nenhum. Isso é um engodo pra gente”, afirmou José Antônio, que ressaltou o valor que custará a ampliação do Tebig, e a construção de um novo terminal, e também, sobre um e-mail trocado entre o secretário do Ambiente, Carlos Minc e o governador Sérgio Cabral há três meses.
“Vão tirar dos cofres da Petrobrás, US$ 3,4 bilhões. Foi criado um grupo de trabalho em 24 de abril. Porém, tem um e-mail do Carlos Minc para o governador Sérgio Cabral, de três meses atrás, que ele começa da seguinte forma: ‘Camarada Sérgio’. E termina da seguinte forma. ‘A opção Maricá, já foi costurada por mim, pelo Júlio Bueno e pelo Paulo Roberto’. Três meses atrás a opção Maricá já havia sido costurada. Que costura foi essa? Foi costura econômica, política? O MP precisa saber disso. Se três meses já havia feito a costura, como ele usa o relatório técnico elaborado em maio? Alguma coisa está errada. Agora temos embasamento técnico pra dizer que embaixo desse angu tem caroço”, contesta José Antônio, que ainda falou sobre os próximos acontecimentos que estão sendo articulados, que é a paralisação da cidade por meio dia, e a manifestação na frente do palácio Guanabara.
O relatório que recomenda a rejeição do projeto tem um total de 45 páginas, contendo várias fotos que tenta comprovar o que o GT escreveu. O governo do Estado avalia que o empreendimento traria grandes riscos à região, que tem forte atividade pesqueira e turística. “O GT voltado para analisar a viabilidade ecológica e econômica do projeto de ampliação do Tebig, reconhecendo sua fragilidade da Baía da Ilha Grande, pos suas características e fragilidade e sensibilidade ambiental ao Derramamento de Óleo, bem como pelo estado de conservação dos seus ecossistemas, seu papel estratégico como pólo pesqueiro, seu papel como pólo turístico, reconhecido mundialmente, e pela presença de Unidades de Conservação da Natureza (UCN) estaduais e federais, deve ser observada como Área Prioritária de Proteção (APP), seguindo-se a recomendação do MMA. E, desta forma, com base no exposto, conclui-se que a ampliação do Tebig não é recomendada”, diz a conclusão do relatório.
Na próxima sexta-feira, 1º de junho, a Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal está organizando uma mesa-redonda para debater a não liberação da licença para ampliação Tebig. O deputado Fernando Jordão (PMDB-RJ) informou que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado, Julio Bueno, confirmou a intenção do governo fluminense de apoiar a construção de um novo porto e de um terminal de petróleo na cidade de Maricá (RJ).
Ainda segundo Jordão, a construção de um novo porto pode ser o início da redução do Tebig. “Queremos, com essa mesa redonda, discutir estrategicamente o futuro do Tebig, os impactos na economia do município de Angra dos Reis e municípios limítrofes”, afirmou o parlamentar.
A reunião será às 9 horas, no auditório da Tebig, rodovia Governador Mário Covas, Km 467, Monsuaba, Angra dos Reis (RJ). Os secretários do Econômico, Energia, Indústria e Serviços e do Ambiente, Julio Bueno e Carlos Minc, respectivamente, foram convidados.

Fonte: A voz da cidade

Comentários