Vereadores de Angra farão denúncia ao MP a respeito do Porto de Maricá

Os vereadores da Câmara Municipal de Angra dos Reis decidiram encaminhar ao Ministério Público Estadual e Federal, um pedido de averiguação a respeito dos procedimentos de licenciamento do Tebig e do terminal privado de Maricá. A denúncia será baseada da suspeita de favorecimento ao projeto pretendido para a praia de Jaconé, que custa US$ 3,4 bilhões mais caro que o de ampliação do Tebig e que, na avaliação dos vereadores, é concorrente com o de Angra.

A denúncia ao MP será composta, inclusive por trechos de entrevistas do secretário de Estado do Desenvolvimento do Rio, Julio Bueno, em que ele manifesta a intenção de "retirar" a atividade de petróleo da Baía da Ilha Grande.
- O que se prepara contra Angra é um golpe. Não confiamos mais no argumento de que o Tebig será mantido como está. Nos parece agora que a intenção é mesmo fechar o terminal em poucos anos e a cidade não pode aceitar isso - disse José Antônio.
Os vereadores também começaram a organização dos eventos e atividades sugeridas para protestar a favor da obra no Terminal de Petróleo da Baía da Ilha Grande (Tebig). Em uma reunião na noite de anteontem, os vereadores decidiram a favor da realização de atos públicos no Rio de Janeiro; um dia de paralisação do comércio e novas reuniões, desta vez com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Gleisi Hoffman. Na opinião de todos os parlamentares, a negativa à ampliação do Tebig, expressa pelo Governo do Estado, não é suficiente para barrar a mobilização.

- Os vereadores vão sustentar a defesa da ampliação do Tebig e cada parlamentar vai mobilizar pessoas e entidades em defesa dessa obra. As intenções do Governo do Estado são claras e conduzem ao risco de encerramento das atividades do terminal. Não vamos assistir a isso sem brigar - garantiu o presidente da Câmara, José Antônio Gomes (PCdoB).
O primeiro compromisso dos vereadores será nesta sexta-feira, 1º, quando um grupo de parlamentares da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados visitará o Tebig. Acompanhados do deputado federal Fernando Jordão (PMDB/RJ), os deputados querem conhecer melhor as atividades e os planos de expansão do terminal.
Os vereadores querem que Fernando Jordão e o também deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ) ajudem a solicitar a audiência com a Casa Civil, a fim de explicar à Presidência da República sobre os prejuízos, para Angra e para a Petrobras, decorrentes da não ampliação do Tebig.
Outro compromisso já decidido pelos vereadores será a realização, no dia 11 de junho, de um encontro com membros das principais entidades sociais, sindicatos, grupos religiosos, associações comunitárias, comerciantes e autoridades, a fim de decidir data e formato da mobilização que se fará para sensibilizar o governo do Estado a rever o veto à ampliação do Tebig. Estuda-se uma ida, em caravana, ao Palácio Guanabara, no Rio, ou o que está sendo chamado provisoriamente de "Abraço ao Tebig", cujo objetivo é expressar claramente o apoio da população angrense ao projeto de expansão do terminal e, em última análise, de sua presença em Angra dos Reis.

Comentários