Guia Enem 2012: conheça todas as regras do exame no fim de semana


Fique por dentro do Guia de dicas úteis para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última semana antes das provas que, desde 2009, também serve como vestibular para diversas instituições de ensino superior. Os cuidados que os candidatos devem ter com o estudo, com a alimentação e com o sono, além de como proceder durante a prova estão detalhados abaixo.
DATAS DAS PROVAS:  3 e 4 de novembro
Amana Salles/Fotoarena
Chegar cedo garante tranquilidade a candidatos
HORÁRIO:
- É recomendável chegar ao menos uma hora antes do início da prova, às 12h (horário de Brasília). Atrasos não serão tolerados.
- Os portões serão fechados às 13h (horário de Brasília).
- A prova terá início às 13h (horário de Brasília)
- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Já o tempo máximo é de 4h30, no sábado, e de 5h30, no domingo. 

TRANSPORTE:
- É recomendável que o candidato visite o local da prova antes do Enem. Verifique quanto tempo demora o percurso, quais são as opções para transporte público e qual é o melhor itinerário para chegar ao local do exame. 
O QUE LEVAR:
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Canetas de outras cores não serão permitidas, pois impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
- Cartão de Confirmação da Inscrição. O cartão foi enviado pelos Correios para a residência do candidato e disponibilizado no site do Enem .
- Documento de identificação original com foto. Serão aceitos: RG; identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação; carteira de trabalho e Previdência Social; certificado de reservista e passaporte; carteira de motorista. Não serão aceitos: cópias de documentos, carteira de estudante, protocolos e documentos sem foto. Em caso de perda ou roubo dos documentos, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há no máximo 90 dias.
- Água. 
- Lanche.
Léo Pinheiro
Cartão de confirmação do Enem foi enviado pelo correio ou pode ser obtido pela internet
O QUE NÃO LEVAR:
- Lápis, lapiseira, canetas que não sejam da cor preta, borracha e apontador.
- Livros, manuais, anotações e impressos.
- Boné, chapéu, viseira, gorro e óculos escuros.
- Calculadoras, telefones celulares, pagers, bips, walkmans, gravadores, aparelhos de mp3 ou similares e relógios.
- Receptores ou transmissores de dados e mensagens.
DURANTE A PROVA:
Caderno de Questões
- Os Cadernos de Questões são apresentados nas seguintes cores: azul, amarelo, branco, rosa e cinza. O candidato deve assinalar a cor de seu caderno em seu respectivo cartão de respostas.
- O candidato deve verificar se o seu Caderno de Questões contém a mesma quantidade de questões indicadas no cartão de resposta.
- O participante deve transcrever, no Cartão-Resposta, a frase apresentada na capa de seu Caderno de Questões. Esta frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato.
Julien Pereira/Fotoarena
Para sair com o caderno, candidatos devem ficar no mínimo 4 horas no sábado e 5 no domingo
- O participante deve conferir seus dados em todos os documentos do exame (Caderno de Questões, Cartão-Resposta, folha de Redação e lista de presença) e não se esquecer de assinar o nome no local indicado.
- Os candidatos só poderão levar embora os Cadernos de Questões nos últimos 30 minutos de prova.
- Os três últimos participantes presentes na sala só serão liberados juntos.
Inglês / Espanhol
- As provas terão questões de inglês e de espanhol, com numeração idêntica e gabaritos diferentes. O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por apenas uma opção de idioma.
- Não é permitido trocar a opção no momento da prova.
- No Cartão de Confirmação da Inscrição está registrada a opção de idioma escolhida pelo candidato. 

Dica: Exame não exige conhecimento aprofundado, mas interpretação de textos curtos
Redação
- A prova de Redação será realizada no dia 4 de novembro, junto com o exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para a realização do exame é de 5h30.
- O texto deve ser dissertativo-argumentativo e conter, no máximo, 30 linhas. O candidato deverá desenvolver uma reflexão sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
- O que dá nota zero na Redação: fugir do tema proposto, entregar a folha de Redação sem texto escrito, entregar a folha de Redação com texto insuficiente (até sete linhas), não desenvolver argumentos próprios, escrever impropérios e/ou desenhos e desrespeitar os direitos humanos.
Divulgação
Estudantes surdos têm direito a intérprete de Libras no Enem
Atendimento especial
- Candidatos com deficiência física ou mental terão atendimento especial para poderem realizar os exames. Serão disponibilizados os seguintes serviços: prova em braile, prova ampliada, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial, auxílio ledor, auxílio para transcrição, guia-intérprete, mobiliário acessível, sala de fácil acesso, sala para lactentes, sala especial e classe hospitalar.
ESTUDO:
- Saiba tudo o que vai cair no Exame. A Matriz de Referência apresenta os conteúdos que estarão nas provas. Verifique quais são os assuntos que serão abordados em cada uma das matérias dos exames.
- Faça provas de anos anteriores para conhecer o exame e os seus próprios conhecimentos.
Assista aos vídeos com dicas do colunista do iG Mateus Prado, especialista em Enem, e leia suas colunas .
ig
Mateus Prado dá dicas em vídeo e colunas no iG Educação
 - Fique por dentro das atualidades. Leia jornais e revistas, assista TV, escute rádio e acesse portais de notícias. Ficar bem informado sobre o que está sendo noticiado pela mídia é fundamental para alcançar o sucesso no exame.
ALIMENTAÇÃO:
- Nos dias que antecedem o Enem, mantenha uma dieta balanceada e beba muita água.
- No dia da prova, tome um café da manhã reforçado. Os alimentos devem ser leves, como frutas, sucos, iogurtes e pães.
- Evite almoçar e/ou ingerir alimentos pesados e gordurosos antes da prova. Tais alimentos podem causar sonolência e desconforto estomacal.
SONO:
- Nos dias que antecedem o Enem, durma bem.
- Evite dormir tarde na véspera da prova.
- Como o exame tem início às 12h, se programe e esteja preparado para não sentir sono neste horário.
MOTIVOS PARA EXCLUSÃO:
- Apresentar identidade e/ou documentos falsos.
-  Destratar outros candidatos ou a equipe de aplicação da prova.
- Sair da sala sem o acompanhamento de um fiscal.
 - Ir embora antes de decorridas duas horas do início da prova.;
- Colar ou conversar com outro candidato.
- Não devolver o Cartão-Resposta e o Caderno de Questões
- Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos.
Fonte: Último Segundo

Comentários