Castração: um gesto de amor

Por Claudia Tokui - Castrar seu animal é um ato para melhorar a qualidade de vida dele. Mais do que isso, a cirurgia é uma forma de fazer sua parte na grave questão do abandono de cães e gatos em nossa cidade.

Ao adotar um cachorro ou um gato, os cuidados com o novo membro da família são muito mais complexos do que apenas alimentá-lo e manter sua higiene. Segundo a veterinária Janaína Reis, do Centro Veterinário Center Vet, a castração deve ser considerada um gesto necessário para evitar o grave problema do abandono. "Tanto cães quanto gatos estão liberados para o procedimento a partir do três meses de idade."

A castração é ainda rodeada de muitos preconceitos - alguns dizem que é um processo cruel com o animal e que os riscos operatórios são graves. Na realidade, a cirurgia é simples e traz diversas vantagens para a vida do cão ou do gato. "Para cadelas e gatas, a castração evita o tumor de mama e, em fêmeas mais velhas, previne a infecção do útero, tumores e cistos nos ovários", explica Janaína.

Ela esclarece ainda que, antes da operação, são feitos exames que definem o estado de saúde do animal. "O único fator que poderia atrapalhar a cirurgia seria algum histórico de problemas cardíacos, no caso de animais mais velhos. Por isso, apesar de não existir um limite de idade, sabemos que, quanto mais jovem ele for, melhor, pois diminui os riscos cirúrgicos."

Depois da castração é essencial, no momento de dar a medicação, manter o curativo dos pontos e o colar protetor - para que o animal não consiga passar o focinho na ferida. O período pós-operatório costuma durar entre sete e dez dias.

Mais qualidade de vida Quanto ao mito de que a castração acaba com a virilidade e afeta negativamente a personalidade do animal, a veterinária explica que esse não é o caso. "As mudanças que podem ocorrer são benéficas e não afetam a personalidade do animal como um todo." O mais comum é que animais mais agressivos fiquem mais dóceis, os mais agitados fiquem mais pacíficos, e assim por diante. "A mudança é bem sutil. A castração vem para melhorar a vida dos animais com seus proprietários e com sua saúde", conclui Janaína.

A cirurgia de castração é definitiva? 

A castração é um procedimento definitivo, que não possui contra-indicação. Por meio dela, o dono do animal evita crias indesejadas e previne o abandono de filhotes. Ainda que muitos estejam convictos de que não vão abandonar as crias, não há casas disponíveis para todos os animais. Milhares deles são jogados nas ruas a cada ano e a maioria morre antes mesmo de completar um ano. Mais do que isso, castrar o animal garante uma série de benefícios para ele e para seu dono - diminuindo inclusive as chances de fuga de cães e gatos.

Comentários

  1. Concordo plenamente com a Claudia em genero, numero e grau. Por isso, já castrei todos os meus 5 cães e gato.
    Agora,temos também de conscientizar as pessoas que um animal não é um objeto ou brinquedo temporário. Não é para ser descartado mais tarde ou quando apresentar problemas de saúde.
    Respeito não é só de humano para com humano, mas de humano para com humanos, animais e meio ambiente.
    Quando isso acontecer, aí sim, teremos um mundo melhor, mais digno e pessoas mais evoluídas espiritualmente.
    Eu, Gomes, dispenso os amigos cachorros, mas sou fã dos cachorros amigos.

    ResponderExcluir
  2. Existe castração gratuita de cães em Maricá? Onde?

    ResponderExcluir
  3. existe castração gratuita em itaipuaçú? qual o endereço e o dia?obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.