Queda de balão provoca grande incêndio no Parque Florestal da Serra da Tiririca

Um incêndio provocado pela queda de um balão causou destruição de proporção considerável no Parque da Serra da Tiririca, em Itaipuaçu, próximo ao loteamento conhecido por Morada das Águias, na tarde desta segunda-feira.

Bombeiros tiveram dificuldade para
chegar ao local (Foto: Marcelo Bessa)
De acordo com testemunhas, um balão caiu na mata no domingo, 27, à noite, por volta das 20h. Desde então o fogo se alastrou pelas folhagens secas até se transformar em grandes labaredas. Moradores relatam que podiam-se ouvir, à distância, o som das árvores ardendo nas chamas. Os bichos, residentes do local, ficaram alvoroçados. Algumas aves não conseguiram salvar seus filhotes nos ninhos.

Helicóptero do GOA joga água sobre
a área incendiada ( Foto: Ricardo V.
Ferreira / Maricá em Foco)
Por volta de meia-noite o fogaréu diminuiu e deu 'pinta' de que havia se apagado. No entanto, nesta segunda-feira, por volta do meio-dia, o fogo voltou a surgir e não demorou muito, um grande incêndio tomou conta da mata.


Agentes do INEA tiveram muito
trabalho em operações dentro da mata
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)
Bombeiros do Destacamento de Maricá, guardas florestais e uma equipe do INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) estiveram nas proximidades do local, onde o fogo se alastrava rapidamente em direção à parte superior do parque. Porém, devido a dificuldade de acesso, os Bombeiros nada puderam fazer.

Família de índios guaranis, com medo
do fogo, quase abandonaram o local
(Foto: Marcelo Bessa / IS)
Como último recurso, então, um helicóptero do GOA (Grupamento de Operações Aéreas) foi acionado para combater o incêndio. A aeronave teve de fazer cerca de 20 viagens para buscar água numa pequena lagoa, no bairro Costa Verde e, por volta das 19h, o fogo foi, finalmente, controlado.

Segundo informações, a área atingida era um grande taquaral composto de bambus de várias espécies. O local também era habitado por micos, tamanduás e jaguatiricas.

Helicóptero teve que coletar água
da Lagoa da Costa Verde para apagar
o incêndio na mata (Foto: Ricardo V.
Ferreira / Maricá em Foco)
Nossa equipe de reportagem conseguiu chegar próximo à área do incêndio, seguindo trilhas e, no caminho, encontrou com índios guaranis, oriundos do Estado do Espírito Santo, que, devido a proximidade das chamas, se preparavam para abandonar o local. Confira a reportagem no vídeo abaixo:





Comentários