Barco embola na rede de pesca e encalha na praia de Itaipuaçu

O barco pesqueiro "Joaquim Guerra" apareceu encalhado na praia de Itaipuaçu, na altura da rua 53, na manhã desta sexta-feira(11). De acordo com informações dos proprietários, numa infelicidade, a rede de pesca enroscou na hélice da embarcação, ocasionando a perda do controle do leme.

O barco está afundando na areia da praia de Itaipuaçu
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)
O incidente aconteceu em alto mar por volta de meia-noite. Com a perda do leme, a maré levou o barco para a beira da praia. Havia cinco tripulantes a bordo.

Segundo informações do Sr. Carlos, um dos proprietários, a embarcação tinha acabado de deixar o estaleiro da Ilha da Conceição, em Niterói. O barco tem 42 anos de idade, mas há 10 anos foi totalmente reformado. Todas as madeiras são de ipê e os metais, de aço inoxidável. O barco é avaliado entre R$ 700 mil a R$ 1 milhão.

A capitania dos Portos e a defesa civil se negaram a retirar o barco da areia, pois segundo eles, tal operação só é possível quando há vítimas. Os donos do barco, então, tiveram de acionar equipes de socorro de empresas privadas, pois o barco afunda na areia a cada hora que passa . Entretanto, mesmo assim, nenhuma empresa quis se comprometer com essa operação. Três tripulantes, por volta das 14h, iniciaram um trabalho de retirada de água do interior do barco. Às 16h, finalmente, conseguiram um rebocador, porém a Capitania dos Portos não autorizou a empresa - Camorim - realizar a operação.

"A Camorim desistiu de retirar o barco devido a burocracia na Capitania dos Portos", comentou um dos proprietários. "Dois barcos de amigos estão a caminho e vamos aguardar a subida da maré à meia-noite. A nossa esperança é que o barco flutue e assim possamos rebocá-lo de volta ao estaleiro", concluiu.

Um dos proprietários, sentado na areia, de blusa cinza, aguarda a chegada
do rebocador (Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)

Um dos tripulantes retira água do interior do Barco
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)

(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)

(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)


A rede ficou enroscada na hélice da embarcação
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)





Comentários