O OVO DA SERPENTE - O jogo está só começando

Mauricio Pássaro - A festa da torcida vencedora corre pelo país. Enquanto se festeja a vitória do terceiro mandato petista, o tiro de largada para as eleições 2018 é oficialmente dado: Lula já se prepara, e quatro anos passam rápido. O projeto é que ele fique mais dois mandatos, pelo menos, completando assim vinte e quatro anos no poder.

Para quem sempre criticou o tempo excessivo das longas ditaduras, vinte e quatro anos é uma marca considerável. Pode virar uma dinastia. É tempo suficiente para deixar o Estado aparelhado até o pescoço. Pelo menos, o que sobrar do Estado.

Tempo também para uma faixa da população se acordar. Na verdade, não há muitos motivos para o excesso da comemoração, pois os índices negativos do governo ainda estão aí, a inflação não respeita o número de votos, nem o PIB cresce de repente insuflado pelo ânimo partidário. Motivos de festa que não deveriam existir mesmo Aécio vencendo. Saúde, Educação, Segurança Pública, Empregos – a velha agenda das demandas sociais está, mais que nunca, ansiosamente à espera de solução.

A partir de agora, veremos finalmente se PSDB e PT são a mesma coisa. No meio dos trinta e sete milhões de votos nulos, estão aqueles que pensaram assim e simplesmente não votaram. Voto que fez a diferença. Uma posição um tanto cômoda. Mas, agora terão que sair de sua zona de conforto. Muitos desses não conseguem esconder o ar de satisfação pelos resultados das urnas. Diziam-se “neutros”, mas se sentiram aliviados quando veio o placar. Dilmistas enrustidos. Dos 142 milhões de eleitores, 88 milhões não votaram em Dilma.

Mas, a zona de conforto vai se acabar. Não caberá mais a “neutralidade”. Bom assim, cada um que mostre o que pensa de verdade. Pois, teremos que encarar a partir de agora uma agenda ideológica, e as primeiras palavras de Dilma, pós-eleição, foram “reforma política”. Com o argumento de que a democracia tem de ser “participativa”, criarão os “conselhos populares”, por decreto – que é a fórmula aplicada nos países do alinhamento bolivariano. Pesquise, entre nos sites venezuelanos, bolivianos e argentinos, e veja. É só o começo.

Agora é a hora de se pagar a conta. Conta da Copa mais cara do mundo e das eleições mais caras do mundo. Dilma empenhou milhões e milhões em fornecedores e doadores, construtoras e bancos, e então se inicia o toma-lá-da-cá, a hora de o PT pagar a quem pediu a ajuda para se eleger.

Aí, você que tirou onda de estar acima do bem e do mal, que não votou para não sujar, como Pilatos, as próprias mãos, vai ter então que se manifestar. Terá que se posicionar a respeito do cerceamento à imprensa e do controle da Internet. Quando o governo arranjar formas “legais” de desapropriação, quando baixar decreto para tomar a propriedade que não tiver uma “função social”, você vai ter de acordar e tomar literalmente um partido. Mas, talvez já seja um pouco tarde. E terá que engolir em seco qualquer lamentação e murmúrio quando os produtos escassearem nas prateleiras, filas dobrando quarteirões, confrontos diários entre polícia e população civil.

O ovo da serpente começa a rachar. Temos pela frente o escândalo da Petrobrás e uma grave delação do doleiro Yousseff, que pode resultar em impeachment. Por enquanto, até o fim do ano, só haverá festa, aproveite para fantasiar que você fez um bom negócio não votando. Aproveite para mostrar o seu ar de superioridade rindo daqueles que lutaram para frear a hegemonia de um projeto visivelmente nocivo para o país. É visível, mas você ainda não vê, está refém do orgulho e da desinformação. Seu voto anulado foi a forma como você contribuiu para esse futuro, parabéns.

Melhor assim. Que o Brasil veja de uma vez por todas onde foi amarrar o seu burro. E por falar em burro...





Comentários