Prefeito de Maricá será investigado por propaganda eleitoral disfarçada

Quaquá é acusado de pintar ônibus municipal com a sigla e a cor de seu partido, o PT. 


Funcionários da Prefeitura de Maricá e ônibus da frota
municipal:alvo de investigação da Justiça Eleitoral
(Foto:Divulgação)
Por Chico Otávio | O Globo - Para a equipe da Fiscalização Eleitoral, liderada pelo juiz Marcello Rubioli, o cenário fazia lembrar Sucupira, a lendária cidade comandada por Odorico Paraguaçu na novela “O bem amado”, da TV Globo. De boina verde, Washington Quaquá (PT), prefeito de Maricá, município da Região Metropolitana do Rio, levou uma comitiva à porta do Hospital Municipal Ernesto Che Guevara, no último sábado, para reverenciar um busto de madeira em homenagem ao guerrilheiro argentino.

Dois detalhes chamaram a atenção dos fiscais: o “hospital” ainda é apenas um canteiro de obras inacabado e, em frente ao busto, a prefeitura havia estacionado um ônibus vermelho, com o logotipo EPT, de Empresa Pública de Transporte, com as duas últimas letras, justamente as do partido do prefeito, bem destacadas.

A homenagem vai custar ao prefeito uma investigação por propaganda eleitoral disfarçada, determinada pelo juiz Rubioli.

A UTOPIA DE MARICÁ

O evento ocorreu no mesmo fim de semana em que acontecia em Maricá a “Primeira Feira Internacional da Utopia”, definida pela prefeitura como uma oportunidade de reunir, em torno de debates e atrações culturais, pessoas interessadas em discutir a igualdade econômica, a liberdade e a fraternidade entre os povos.

Uma das principais convidadas foi Aleida Guevara, filha de Che, que foi anunciada como futura médica do hospital de Maricá assim que a unidade começar a atender. Mas a médica cubana não foi a única atração. O festival teve show de Beth Carvalho e palestras do ex-senador Eduardo Suplicy, da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), pré-candidata à prefeitura carioca, e do líder do MST João Pedro Stédile.

— Só não mandei suspender tudo na hora em respeito à população presente, mas providências serão tomadas. No caso do prefeito, vamos apurar se houve conduta vedada a agente público, o que pode provocar uma ação de improbidade e até a suspensão dos direitos políticos — alertou o juiz.

Rubioli disse que já havia uma notificação do Ministério Público à prefeitura de Maricá pedindo que o ônibus vermelho, estampado com um logotipo cujo desenho sugere o slogan “é PT”, fosse alterado imediatamente. Vermelho é a cor do partido. Mas a solicitação do MP não foi atendida. A prefeitura usa os ônibus para servir gratuitamente sete linhas municipais desde 2013.

PROPAGANDA NAS ESCOLAS

O prefeito Quaquá também está na mira da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio. Em representação à Promotoria Eleitoral de Maricá, a PRE pediu uma apuração sobre possível propaganda irregular na rede escolar do município. Uma queixa de cidadão, feita pelo canal de denúncias da PRE, informou que alunos de escolas municipais teriam recebido informativos com entrevista e fotos de Quaquá. Para o procurador regional eleitoral Sidney Madruga, é preciso apurar eventuais benefícios eleitorais na pré-campanha, que violariam a legislação ao afetar a isonomia que deve nortear a disputa.

— Não se permite propaganda fora de época, e ela deve ser retirada e sancionada com multa. Temos que buscar a igualdade entre todos os candidatos — afirmou Madruga.

PUBLICIDADE

Em nota, Washington Quaquá informou que não é candidato na próxima eleição e não o será também na de 2018, “portanto a vinculação eleitoral pretendida pela denúncia é improcedente e não tem qualquer cabimento”. Caso seja interrogado pelo MP, o prefeito disse prestará os esclarecimentos necessários.

Quanto ao evento no hospital em obras, garantiu que “não houve inauguração de estátua durante a visita da filha do Che, Aleida Guevara, às obras: “Um artista local, que usa materiais como madeira, verniz e folhas de bananeira, levou a peça para mostrá-la a Aleida”.

Quaquá também garantiu que a logomarca EPT, estampada nos veículos públicos, jamais foi objeto de qualquer tipo de questionamento: “A Prefeitura discorda da interpretação, mas, ainda assim, por decisão do prefeito, as logomarcas serão removidas”.



Comentários

  1. Atenção!!! Ele está terminando, aqui, em Itaipuaçu, uma praça (em frente à agro pecuária Ramirez) Está pintando os postes de vermelho e colocando estrelinhas !!! Propaganda explícita!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.