Maricá: Secretaria de Saúde emite nota e diz que exames laboratoriais voltaram à normalidade

Após mais de um mês sem realizar exames laboratoriais (de sangue e de urina), o Hospital Municipal Conde Modesto Leal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã voltaram a efetuar o exame, importantíssimo na detecção de enfermidades.

A prefeitura informou, através de nota, que o problema tinha aconteci com o laboratório Vallab, que se recusava a realizar os exames alegando falta de pagamento. A secretaria de saúde decidiu retirar a referida empresa e convocar o Laboratório Tostes (credenciado pelo município na Chamada Pública de 06/10/14), que iniciou os exames nesta sexta-feira (17/03). “Decidimos notificar a Vallab, mas eles anteciparam e nos avisaram na quarta-feira que não continuariam. Com isso, chamamos o Laboratório Tostes”, afirma a secretária Simone Costa e Silva.

Segundo a secretária, a alegação de falta de pagamento pela Vallab não procede. “Os pagamentos estão rigorosamente em dia. E, inclusive, numa das vezes em que a empresa alegou falta de estrutura para coleta, disponibilizamos o material para garantir a realização dos exames no hospital e na UPA”, acrescenta Simone, detalhando a questão dos valores. “Utilizamos como referência a tabela SUS e todos os exames comprovados foram pagos conforme essa tabela”, reforça a secretária, em alusão ao indicador de uso obrigatório pelos municípios.

A secretária acrescentou ainda que a coleta é realizada nas unidades de alta complexidade do município e os exames são feitos na sede do Tostes, em São Gonçalo. “Estamos providenciando os equipamentos para os exames serem feitos nos laboratórios do hospital e da UPA. A previsão é que em uma semana tudo seja feito em Maricá”, completou. Como o contrato com a Vallab encerra neste sábado (18/03), temporariamente os exames na Atenção Básica (postos de saúde) serão feitos por outros dois laboratórios credenciados na chamada pública.

Comentários

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.