Maricá divulga calendário de Vacinação para o mês de abril


A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, divulgou o novo cronograma de vacinação contra a Covid-19, para o mês de abril. O calendário, que vai do dia 05 até o dia 24, prevê a vacinação do grupo prioritário de idosos com 60 anos ou mais. A partir do 26, começa a valer o Calendário Unificado em conjunto com as cidades do Rio de Janeiro, Itaguaí e Niterói.

O atual cronograma atende ainda os profissionais de saúde da rede privada de Maricá que devem se dirigir exclusivamente ao Posto de Saúde Central, no Centro, até o dia 16/04, das 9h as 14h, portando os documentos de Identidade (RG), CPF, Cartão SUS (quando tiver), comprovação da profissão e comprovação de atuação no município.

Aos idosos, o calendário segue com a divisão do dia de vacinação para homens e mulheres até sexta-feira (16/04) sendo necessário a apresentação do comprovante de residência do município e documento de identidade. A partir do dia 17/04 a vacinação passa a ser mista. É importante ressaltar que aos sábados a vacinação acontece exclusivamente nas unidades volantes, instaladas nos estacionamentos do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do aeroporto municipal em Araçatiba.

De acordo com a secretaria de Saúde, Simone Costa, a partir do dia 26 de abril, Maricá passa a trabalhar com um calendário de vacinação unificado junto aos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Itaguaí.

“Esse planejamento unificado ainda está sendo elaborado e vai ser feito de acordo com as comorbidades e também por ordem decrescente de idade”, afirmou Simone. “Com isso, o intuito é que a vacinação aconteça o mais rápido possível e atenda toda a população , já que essa estratégia unificada permite a migração de pacientes entre as cidades e a imunização dessas pessoas”, explicou.

Ainda segundo a secretária de Saúde do município, os pacientes acamados não serão afetados por conta do calendário. Eles continuarão sendo imunizados em suas residências, como vem ocorrendo desde o início da vacinação deste grupo prioritário.

Comentários