Conversa com comerciantes encerra Semana do Consumidor em Maricá


A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, encerrou nesta sexta-feira (17/03) as ações da Semana do Consumidor na cidade. O ato final foi uma roda de conversa com comerciantes locais no prédio dos Serviços integrados Municipais (SIM), no Centro. O secretário Felipe Paiva mediou a participação dos lojistas e do corpo jurídico. O Dia Mundial do Consumidor é comemorado no dia 15 de março e foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1985.

Entre os comerciantes estavam donos de restaurantes, lanchonetes e supermercados de diferentes bairros. Todos ressaltaram de forma positiva a atuação do Procon-Maricá, destacando o caráter educativo das ações, o que foi reforçado pelo secretário. “Temos essa preocupação em não passar uma imagem de ‘xerifes da cidade’, por isso nossas ações são mais educativas do que fiscalizatórias”, disse Felipe Paiva.

A ideia foi ratificada pelo vice-presidente da Associação Comercial de Maricá, Fabrício Otaviano, que reconheceu a importância das ações realizadas ao longo da semana. “Essas ações mais educativas são importantes por transmitirem tranquilidade a quem mantém sua atividade. Nesta semana vimos ações que aliaram informação e conscientização junto ao consumidor, é disso que precisamos”, ressaltou Fabrício, destacando a implantação de farmácias 24 horas como uma conquista para o consumidor.

Algumas sugestões foram oferecidas ao Procon pelos comerciantes, como disponibilizar exemplares do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos, além de fixar os contatos do órgão municipal em local visível. Felipe Paiva destacou ainda que o trabalho do Procon-Maricá vem rendendo frutos.

“Depois das nossas últimas ações, estamos recebendo informações sobre uma melhoria significativa na qualidade dos produtos oferecidos nos mercados, e também nossa rede de saúde vem registrando um número menor de atendimentos em razão de problemas alimentares. Nós entendemos que é uma consequência da vigilância que mantemos de forma ininterrupta, pois nossas equipes atuam 24 horas diariamente. Neste mês da mulher, passamos a ter uma subsecretaria voltada para elas, onde podem ficar mais à vontade em suas demandas”, lembrou o secretário.

Ao final da roda de conversa, Felipe Paiva fez um balanço das ações da Semana do Consumidor. “Para nós foi uma semana exitosa, com toda a nossa equipe nas ruas à disposição da população. Mostramos que o Procon-Maricá é um setor atuante e que trabalha sem parar”, frisou ele, que anunciou ainda o lançamento da Casa do Consumidor para a primeira semana de abril. O novo local terá setores como o Espaço Mediar, onde poderão ser feitas negociações entre quem compra e quem vende. A casa vai funcionar na Rua Coronel Aloísio Costa e Silva, no Parque Eldorado.

Para a subsecretária Roberta Furtado, a conversa com os comerciantes foi um fechamento de ouro para a semana. “Me sinto realizada e honrada por ter participado deste evento e orgulhosa do trabalho que realizamos, de informar à população que Maricá dispõe deste órgão e que ela pode recorrer a nós na defesa de seus direitos”, disse ela.

Comentários