Maricá: obras da Petrobras estão paradas, em Itaipuaçu


Segundo informações, desde a última sexta-feira as obras da Petrobras para instalação do emissário do Comperj estão paradas e há rumores de que as mesmas retomarão suas atividades a partir da próxima segunda-feira.

Na quinta-feira da semana passada, o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, decidiu suspender as autorizações de trabalho dadas à Petrobras para a construção do emissário de efluentes do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro) em Itaipuaçu.

Segundo Quaquá, a ordem de paralisação das obras é uma resposta ao não pagamento da empresa referente às contrapartidas exigidas pela legislação para reduzir o impacto das obras no município e a mudança na definição dos locais onde seriam feitas as intervenções. Ele exige da empresa o pagamento na ordem de R$ 20 milhões.

No canteiro de obras não há sequer uma alma viva
(Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)
Nossa equipe foi até o canteiro das obras na rua sessenta (Jardim Atlântico) e constatou que, no local, não há nenhuma equipe trabalhando, a não ser um único vigia tomando conta das máquinas e equipamentos.

Mas, de acordo com opinião de moradores da região, o prefeito, que também é presidente regional do PT, quer a verba para reforçar a campanha de sua mulher, Zeidan, a deputada estadual, para as próximas eleições que serão realizadas daqui a 1 mês.

Em nota enviada à nossa redação, a Petrobras esclarece que foram obtidas todas as licenças ambientais necessárias junto ao órgão licenciador competente (INEA), e que cumpre com todas suas obrigações legais. Os recursos de compensações relativas à obra do emissário de efluentes estão provisionados e devem ser investidos na área de influência direta do projeto. Os recursos serão repassados tão logo sejam acertadas as alternativas técnicas junto à Prefeitura Municipal de Maricá.

Confira a reportagem completa no vídeo, a seguir:


Confira também:

Saneamento básico em Maricá caiu no esquecimento






Comentários