Moradores realizam abraço simbólico na praia de Jaconé, em Maricá

Enquanto não sai a publicação oficial do tombamento da praia de Jaconé, em Maricá, assinado pelo governador do estado do Rio de Janeiro Luis Fernando Pezão, segundo informações veiculadas pelo jornalista Anselmo Goes do jornal O GLOBO no dia 24 de maio (veja aqui), o grupo "S.O.S Jaconé Porto Não" realizou na manhã deste sábado um abraço simbólico na localidade em comemoração à suposta vitória e conquista pelo fim do projeto de construção de um mega porto na região.

Moradores comemoram vitória contra
mega projeto
(Foto: Divulgação/Facebook) 
Segundo os membros do S.O.S. Jaconé Porto Não, composto de moradores de Maricá e Saquarema, o porto traria muitos malefícios aos dois municípios. Ainda de acordo com participantes de um outro grupo, também contrário à construção do porto, denominado "O Grito de Jaconé", de Saquarema, todos os vereadores do município assinaram manifesto contra o projeto.

Há também uma representação originária da 51ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil tramitando na justiça, referente ao inquérito civil nº 02-051/2013, recentemente declinada e remetida à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Niterói.

De acordo com a moradora de Maricá e ativista ambiental Ana Paula de Carvalho, do S.O.S Jaconé Porto Não, a publicação referente ao tombamento da praia de Jaconé assinada pelo governador deve sair nos próximos dias.









Comentários

  1. Foi Lindo! Até os golfinhos apareceram.

    ResponderExcluir
  2. Caso esse Porto acontecesse acarretaria um desastre sem precedentes em toda a Região, afetando diretamente as praias paradisíacas da Região dos Lagos, Maricá e a as praias oceânicas de Niterói, além disso a Lagoa de Araruama que banha toda a Região dos Lagos e que há anos vem sendo despoluída chegaria ao seu fim, já que o que mantém a lagoa limpa e sua vida marinha é justamente o canal de Saquarema ligando a Lagoa ao mar e o canal de Cabo Frio que também liga a lagoa ao mar. Seria uma tragédia esse Porto, fonte de alta poluição e doenças e não é essa herança que queremos deixar para os nossos filhos. Os produtos pesados do Petróleo inclusive são cancerígenos. Viva a Natureza e o bom senso!!! Parabéns ao governador Pezão pela admirável iniciativa ao tombar a Praia de Jaconé, impedindo portanto a existência desse Porto. Fico feliz e satisfeito de ter votado no Pezão.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao SOS JACONÉ pelo abraço simbólico e pela luta junto a população, ambientalistas, promotoria, surfistas, entre outros contra a Construção desse desastroso e criminoso projeto, que é o Porto de Jaconé. Não queremos que aconteça com as nossas praias o que aconteceu as praias de São Paulo depois da construção do Porto, viraram esgoto do petróleo a céu aberto, além da poluição do ar. Reportagem do G 1 alerta: "Praias próximas a Portos tem a pior qualidade de água, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As praias de Arraial do Cabo foram eleitas até mesmo por sites americanos como as mais bonitas do mundo. Seria uma tragédia ver aquele mar cristalino completamente imundo pelos detritos pesados e óleos petrolíferos. Além dos interesses escusos atrás da construção desse porto, que tem como seus defensores políticos inescrupulosos que tentam passar por cima das leis e impor suas vontades e interesses particulares.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.