Maricá: "Minha Casa, Minha, Vida", uma tragedia anunciada

Em poucas horas de chuva, o condomínio
fica alagado (Foto: Marcelo Bessa) 
MARCELO BESSA :: ITAIPUAÇU SITE - Devido à ganância de políticos ambiciosos, má gestão e expansão imobiliária desordenada em mandatos de vários prefeitos, hoje em dia, em Maricá, município situado na região metropolitana do Rio de Janeiro, há diversas construções em áreas que, em outras épocas, eram lagos ou lagoas. Entre essas obras, o condomínio Carlos Marighella do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Enchente em 2010 no mesmo local
em que 3 anos depois seria construído
o condomínio 'Minha Casa Minha Vida'
(Foto: Divulgação / Google)
Ao longo dos últimos 30 anos, 4 enchentes deixaram centenas de desabrigados em Maricá (1983, 1988, 2005 e 2010). Na enchente de 2010, de maior gravidade, no local conhecido como "Reserva Verde", em Itaipuaçu, todas as casas ficaram submersas. No dia 6 de abril daquele ano a Prefeitura de Maricá decretou estado de emergência em todo o município.

Mesmo assim, em 2013, apenas três anos depois, no exato local, a prefeitura, em parceria com o governo federal, sugeriu e autorizou a construção de 1472 apartamentos divididos em 184 prédios, do programa "Minha Casa, Minha Vida", para famílias de baixa renda.

Festa de inauguração do 'Minha Casa,
Minha Vida' (Foto: Marcelo Bessa)
Em 3 de agosto de 2015, a presidente Dilma Rousseff, ao lado do prefeito de Maricá, Washington Quaquá, inaugurou o condomínio Carlos Marighella, no que parecia ser um grande palanque eleitoral.

Oportunista, Quaquá, que também era e ainda é presidente regional do PT, e que, assim como Dilma estava num "mato sem cachorro" enfrentando vários problemas com a Justiça e com a própria insatisfação popular, tendo até sido agredido na rua por um cidadão, tratou de armar um "circo" com toda sua militância.

Moradores, sem água, carregam baldes
(Foto: Marcelo Bessa)
Porém, assim que as unidades foram entregues, em poucas horas surgiram os primeiros problemas. Os moradores, ainda em plena mudança, ficaram sem água por falta de fornecimento. Quando a água chegou, os encanamentos estouraram. Foram semanas de reparos mas não adiantou muito, pois os vazamentos continuaram.

Encanamentos estourados
(Foto: Marcelo Bessa)
Nos primeiros dias de chuva, surgiram goteiras e rachaduras nos apartamentos até que, no início deste ano, no dia 23 de janeiro, choveu ininterruptamente durante 24 horas. O rio Bambu, que passa ao lado do condomínio, transbordou e causou uma grande inundação. A água invadiu alguns apartamentos.

Mas, nesta segunda-feira (29/2), bastaram apenas poucas horas de chuva para que o rio Bambu transbordasse novamente. Desta vez, a água encheu todo o condomínio e invadiu todos os apartamentos térreos causando pânico e prejuízos aos moradores. Muitos abandonaram seus apartamentos e foram se abrigar em casas de amigos e parentes.

Baixada Itaipuaçu

Historicamente, tal localidade sempre foi alagadiça. Alguns relatos dão conta de que toda aquela área já foi uma enseada; depois virou lagoa. Aterrada, acabou se transformando num brejo. Nos tempos dos Beneditinos, o local era conhecido como "chavascal".

Confira a seguir as fotos da inundação do condomínio Carlos Marighella, na noite desta segunda-feira (29):






(Fotos: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)



Comentários

  1. Prefeito canalha do PT que não é partido político, mas facção criminosa. Quero ver agora consertar esta merda. Vai fazer um show gratuito na praça?

    ResponderExcluir
  2. Cretinos, todos os envolvidos na construção do condomínio deveriam saber do perigo de enchente. Porém nenhum estudo ou serviços de infraestrutura foram realizados. Irresponsáveis!

    ResponderExcluir
  3. Esse é uma tragédia anunciada. A localidade tem apenas 4 metros de altitude. É bem mais baixa que as áreas ao redor, isso pode ser conferido no Google Earth. Uma grande irresponsabilidade declarar que não inundaria.

    ResponderExcluir
  4. me desculpe mas quem alegou isso está sendo mentirosos e desonesto,o PT não escolhe a área em que será construida as casas do programa minha casa minha vida. quem escolhe a área ou é vc ou a empreiteira. o minha casa minha vida apenas te ajuda a financiar a construção da sua casa. ou seja. ela apenas repassa o dinheiro. o pt tem nada a ver com o local que vc escolheu ou da empreiteira que vc comprou a planta da casa.

    ResponderExcluir
  5. portanto se quer reclamar. não faça isso de maneira mentirosa e não seja desonesto.

    ResponderExcluir
  6. Existem valas para escoamento porém nosso grande prefeito não manda limpar a anos.Já nasceram até árvores na maioria.Já imaginaram as ruas da reserva após este acontecimento.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma para a coleção dos petralhas! ;)

    ResponderExcluir
  8. A area é e sempre foi uma àrea de risco, inclusive com um rio bem ao lado. Nem Dilma, nem o Prefeito do município de Maricá, Washington (PT) se importaram com isso. E as obras foram aceleradas para que servissem de propaganda eleitoral para Dilma. O terreno não teve o aterramento necessário, nem o rio foi tratado. Conclusão foi uma tragédia. E por ironia, o PT diz ser um governo para os pobres. Bandidos, isso não é partido, é uma organização criminosa

    ResponderExcluir
  9. Condominio Aquatico: Na republica do pixuleco " Minha Casca sua Vida ", inovação com o uso das RDC ´s ( Roubo Descarado dos Corruptos ).

    ResponderExcluir
  10. sem contar que a muito tempo não se faz uma dragagem deste rio e nem dos canais da cidade,não adianta culpar o INEA sobre abri o canal da barra,é má gestão!vão querer por a culpa em alguém como fazem sempre,vossos dias estão chegando!!

    ResponderExcluir
  11. ITAIPUAÇU NÃO TEM CANALIZAÇÕES DE ÁGUAS PLUVIAIS, ESGOTO, ETC... AS RUAS QUE RECEBERAM ASFALTO ESTÃO NA MESMA SITUAÇÃO. AS BOCAS DE LOBO NÃO FUNCIONAM, ALGUMAS NÃO TEM LIGAÇÃO COM NADA. O QUE ELES FAZEM É PARA CALAR A BOCA DOS POBRES, QUE RECEBEM MIGALHAS EM TROCA DE VOTOS. A CULPA É DE TODOS OS MORADORES QUE ACEITAM TUDO ISSO E NÃO LUTAM POR MELHORIAS, AINDA ACEITAM ESMOLAS E ESTÃO SENDO ROUBADOS. BEM FEITO, ESTOU GOSTANDO TANTO, QUE VCS NEM IMAGINAM...KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  12. A TRAGÉDIA É ANUNCIADA, POREM, NINGUEM FAZ NADA PARA MELHORAR A CALAMIDADE QUE SE ENCONTRA "ITAIPUAÇU", NÃO TEMOS LIMPEZA, CAPINA, ETC. NAS RUAS ESBURACADAS. OS MORADORES NÃO FAZEM SUAS CALÇADAS, OS DONOS DE TERRENOS NÃO RECEBEM INTIMAÇÃO PARA LIMPAR SEUS TERRENOS, ETC.. OS MORADORES DE ITAIPUAÇU E ADJACÊNCIAS TEM A CARA DO "PT", ADORAM TOMAR CACHAÇA NAS BIROSCAS. ASSOCIAÇÃO DE MORADORES, TAMBEM NADA FAZEM.

    ResponderExcluir
  13. Até agora eu não entendo...Por que toda construção minha casa minha vida e sempre construída nos piores lugares, isso é uma falta de respeito ao ser humano
    Principalmente ao povo de baixa renda que não tem direto de escolha!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria q fizessem uma matéria com o local o endereço para onde os desabrigados estão sendo levados, igrejas com tel de contato.

    ResponderExcluir
  15. o terrorsta carlos mariguela fazendo vítimas até depois de morto!

    ResponderExcluir
  16. Cade ele agora pra pedir voto ? Para ajudar as pessoas ? Cade ele que vai em época de eleição com tanta facilidade até o povo ?
    Para onde ele foi ? Sabe o que ele esta fazendo ? QuáQuáQuá da cara de todos os imbecis que votaram nele !!!!!

    ResponderExcluir
  17. Nos noticiários da TV dava para ver bem a qualidade do material usado na construção do condomínio. Já, com relação ao Viaduto que vai de Lugar Algum para Nenhum Lugar, o material parece ser de primeira (rende mais no superfaturamento).

    ResponderExcluir
  18. Essa região é onde a neta do Lula quer ser a dona do pedaço ahahah é rir pra não chorar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.