Maricá: Convênio entre Prefeitura e Polícia Militar é oficializado

Em cerimonial realizado na última quarta-feira (4), na praça Orlando de Barros Pimentel, no centro da cidade, a prefeitura de Maricá apresentou aos munícipes o programa de segurança (PROEIS) implementado no início da semana.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fabiano Horta, do vice Marcos Ribeiro, do presidente da Câmara Aldair de Linda, do secretário de Segurança Celso Netto, de autoridades da Polícia Militar, de vereadores e de secretários municipais, além dos policiais que atuam no município.

O prefeito Fabiano Horta, que estava acompanhado da primeira dama, Rosana Horta, comentou que essas ações feitas pela prefeitura vão se somando para melhorar a segurança da cidade. “Quando nós instalamos na rodovia aqueles protetores que fazem a defensa dos canteiros centrais, é para dar mais segurança viária, mas também tem um cunho de segurança porque a gente evita que a fuga rápida, em contra-mão, em sentido de travessia se estabeleça por algum meliante que esteja operando no município de Maricá.” Comentou o prefeito.

Ainda em seu discurso, o prefeito comentou o fato de interferir diretamente na segurança da cidade visto que a ação é de responsabilidade do Estado e explicou que é preciso investir numa cidade mais segura, com munícipes mais tranquilos. 

Prefeito Fabiano Horta ao lado do secretário de Segurança
Celso Netto (Foto: Marcelo Bessa / Itaipuaçu Site)
Já o Secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Celso Netto, informou que será feito um cinturão de segurança, onde serão instalados vários módulos nas entradas e saídas do município para inibir as ações dos criminosos. "Vamos devolver a paz e tranquilidade aos cidadãos de bem do nosso município", comentou (confira o vídeo com a entrevista exclusiva no final desta reportagem).

Além da adição de mais 30 policiais militares, 15 viaturas caracterizadas, duas motos, agentes e cães treinados reforçarão a segurança em Maricá.

O presidente da Câmara, Aldair de linda, mencionou o esforço da prefeitura em melhorar a segurança na cidade. Ele explicou que o desenvolvimento local exige investimentos nesta área. “O secretário Netto está fazendo um grande trabalho. Ficamos felizes com isso. Nós, vereadores, sofremos muito com as demandas relacionadas à segurança pública. O município está crescendo e, com a entrada de riquezas, sabemos que meliantes vão querer vir pra cá”.

O vereador Marcus Bambam, presidente da Comissão de Segurança da Casa Legislativa, afirmou que reconhece a importância do Proeis na cidade. “É super importante o município investir no Proeis tanto para a PM quando para o Corpo de Bombeiros. Em um momento em que existe crise na segurança estadual vemos uma prefeitura investindo nessa área”, disse Bambam.

Entenda o convênio – Os altos índices de criminalidade mobilizaram os poderes Executivo e Legislativo que estão incessantemente debatendo melhorias para a segurança da cidade. A Prefeitura de Maricá tem investido em iluminação nas rodovias para inibir também o índice de roubos, além de fechar as passagens entre os canteiros centrais, impedindo a travessia de motocicletas.

Agora o Executivo está investindo no pagamento de mais policiais. Atualmente são 30 policiais por dia. Esse número poderá subir para 100 nos próximos meses segundo o coronel Monteiro, coordenador do Proeis. Os veículos adquiridos serão divididos entre os agentes da Guarda municipal e Polícia Militar. Os carros ficarão localizados nas entradas e saídas da cidade e também farão rondas. As viaturas já estão fazendo o patrulhamento na cidade.

Confira os vídeos transmitidos "ao vivo" na rede social Facebook pelo repórter local Marcelo Bessa:





Comentários