IMPRENSA LOCAL DE MARICÁ É IMPEDIDA DE ENTRAR EM POSTO DE SAÚDE

10/07/2011 - Hoje, domingo (10), eu, Marcelo Bessa, editor e chefe de reportagem do Itaipuaçu Site, por volta das 14hs, fui até o Posto de Saúde Municipal Santa Rita de Cássia, em Itaipuaçu, distrito de Maricá, para fazer uma matéria de reportagem sobre o funcionamento e as condições do local, devido às denúncias graves feitas pelo programa da TV Record na semana passada, ocasião em que ocorreu a morte de um idoso dentro do mesmo, por falta de médico.

Posto de Saúde encontra-se abandonado e sem médico
Chegando ao local, notei que a porta de entrada do Posto estava fechada e, fixada nela, uma folha de papel escrita à caneta esferográfica azul com a seguinte frase informativa: ESTAMOS SEM MÉDICO.

Aviso pregado à porta
Do lado de fora, sentados num provável banco de espera, havia um guarda municipal e uma senhora que usava uniforme da Nova Rio, empresa de limpeza terceirizada pela prefeitura.

A tal senhora, que não quis se identificar, informou que nunca tem médico naquele posto, de sexta a domingo, há muito tempo.

Identifiquei-me e solicitei que abrissem a porta para que eu pudesse verificar as instalações e registrar umas imagens, porém, para a minha surpresa, a mesma disse que eu não poderia entrar sem autorização.

Indaguei-a sobre quem poderia me dar tal autorização e a mesma respondeu que somente um médico ou um chefe responsável pelo posto.

A estrutura do prédio está comprometida
Insisti e declarei que tal ato era, por mim, considerado um abuso e uma arbitrariedade já que  aquele era um estabelecimento municipal para atendimento ao público, pago e mantido com recursos dos contribuintes.

O guarda municipal Rinaldo, que estava ao seu lado, interveio e disse que talvez o supervisor dele pudesse autorizar. Então, pediu que eu aguardasse, foi lá dentro e voltou minutos depois dizendo que havia ligado para o supervisor Alvarenga e que o mesmo não dera autorização e que eu não poderia tirar fotos do local.

Achei aquilo um absurdo e, como membro da imprensa local, senti-me discriminado e impedido de realizar o meu trabalho, mesmo assim, pude constatar e registrar o péssimo estado de conservação do prédio em sua parte externa, que encontra-se com a pintura descascada e os vergalhões das colunas aparentes, além do mato alto sem manutenção.

Comentários

  1. Há um link com a matéria da TV Record para podermos assistir?
    Abçs,

    ResponderExcluir
  2. Prezado leitor Anônimo, eis o link:
    http://www.maricainfo.com/2011/07/idoso-morre-por-falta-de-atendimento.html

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Valeu isso mesmo vamos denunciar. Não é o primeiro que morre não já teve outros. Enquanto essa coisa de prefeito não sair isso vai continuar. ELE CONSEQUI ACABAR COM O BÁSICO .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.