Marcelo Sereno vai à passeata gay manifestar o seu apoio


Parada do Orgulho LGBT reúne 150 mil em Icaraí


21/08/2011 - Quem esteve na passeata pedia direitos iguais aos heterossexuais e a criminalização da homofobia. Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência durante o evento


A chuva e o frio não espantaram as cerca de 150 mil pessoas (segundo a Polícia Militar) presentes na 7ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de Niterói, realizada neste domingo na Praia de Icaraí. Com o tema “Identidade”, os presentes comemoraram a decisão, em maio do Supremo Tribunal Federal, de aprovar a união estável entre homossexuais e pediram direitos iguais aos heterossexuais e a criminalização da homofobia. A madrinha da parada foi a transformista Kátia Furacão, da ONG LGBT Grupo Sete Cores, uma das organizadoras do evento.
A passeata, cuja concentração foi às 15 horas, na Rua Miguel de Frias, se estendeu por toda a Avenida Jornalista Alberto Torres (Praia de Icaraí). O evento começou às 17 horas, com a participação de oito trios elétricos. Contou ainda com a presença de dirigentes das ONGs LGBT da cidade, de autoridades que manifestaram apoio à causa do segmento.
“O evento foi muito bem organizado e a cada ano, a parada cresce. No próximo mês irei a Brasília para pedir mais recursos visando executar políticas públicas para os movimentos sociais, inclusive o LGBT”, anunciou o subsecretário de Direitos Humanos de Niterói, Romério Duarte, que representou o prefeito Jorge Roberto Silveira na parada.
“O importante deste evento é mostrar a importância da causa para os setores da sociedade que são mais resistentes”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Marcelo Sereno.
“Foi a primeira vez que vim aqui. A nossa entidade tem histórico de luta em defesa dos trabalhadores homossexuais em acordos coletivos”, contou Ana Cristina dos Santos, secretária da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O estudante de Letras da UFF, Silaedson da Silva Júnior, 28 anos, vítima de um ataque homofóbico no último dia 5, quando saía da Praça Leoni Ramos, em São Domingos, também prestigiou o evento.
“Vim para defender a nossa causa, que é de direitos iguais para todos, já que também pagamos impostos e temos os mesmos deveres”, declarou.
A Polícia Militar, que colocou viaturas na Praia de Icaraí, não registrou nenhuma ocorrência. Apesar da colocação de banheiros químicos, muitas pessoas fizeram suas necessidades na areia da praia e nas ruas transversais. Outro ponto negativo foi a disputa pelas ONGs LGBTs pelo uso do microfone, uma impedindo a outra de se manifestar. O Grupo Diversidade Niterói (GDN) várias vezes quis monopolizar a fala, atrapalhando o discurso dos representantes de outras entidades como as ONGs Unidos pela Diversidade, Grupo Sete Cores e Cidadania Gay, que também organizaram o evento.
Pessoas de outros municípios também marcaram presença.
“Foi a segunda vez que vim. Sempre vou nas paradas do Rio de Janeiro e São Paulo. Estou aqui pela causa, me divertir e conhecer pessoas”, contou o administrador financeiro Breno Soares, 23 anos, carioca.
“Foi a minha 5ª vez. Vim pela causa e para me divertir”, disse o analista de vendas Yale Prado, 19 anos, morador de Duque de Caxias.
Por: Anderson Carvalho
O FLUMINENSE

Comentários