Jornalista maricaense lança livro na ABI

Maricá, 23/01/2012 - Hoje, às 18 horas, na ABI (Associação Brasileira de Imprensa) haverá o lançamento do livro "A legalidade e outros pensamentos conclusivos" - pela Editora Nitpress - do grande escritor e jornalista maricaense Apio Gomes.

Apio Gomes
No livro A Legalidade e outros pensamentos conclusivos de Leonel Brizola o herdeiro do Trabalhismo dá – na primeira pessoa – a sua opinião sobre diversos temas políticos atuais - através de transcrições de suas falas recolhidas ao longo dos anos pelos organizadores – Osvaldo Maneschy, Apio Gomes, Paulo Becker e Madalena Sapucaia - que somam mais de 300 horas de gravação de palestras, discursos e entrevistas, entre 1991 e 2004.

A primeira parte da obra, publicada pela Editora Nitpress, é totalmente dedicada ao movimento da Legalidade de 1961 liderado por Leonel Brizola a partir do Rio Grande do Sul, que uniu o Brasil e derrotou os golpistas que tentaram impedir a posse de João Goulart - episódio do qual Brizola tirou uma grande lição: os golpes só prevalecem na desinformação. A Cadeia da Legalidade, a partir da encampação pelo governo gaúcho da Rádio Guaíba, reuniu espontaneamente mais de 100 emissoras de rádio, encurralando os militares golpistas na opinião pública nacional, majoritariamente contra o golpe. Mas do episódio Brizola cultivou grande frustração a ponto de dizer, em 2001, na fase conclusiva de sua vida: “Na Legalidade, perdemos uma chance que a História nos deu de bandeja”. Brizola queria enfrentar os militares golpistas e fechar o Congresso Nacional convocando, logo em seguida, uma Constituinte. Mas Jango conciliou e veio o golpe de 1964. Um CD acompanha o livro onde uma parte dos fatos relacionados à Legalidade é narrada pelo próprio Brizola. Já a segunda parte é uma reedição do livro originalmente publicado em 1994 com o título Com a palavra, Leonel Brizola, onde o ex-governador, também na primeira pessoa, fala sobre processo social, Trabalhismo, economia, getulismo, problemas brasileiros, política, mídia, golpe de 64, violência e pobreza, entre outros temas.

O prefácio é assinado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. O livro estará disponível ao público a partir do dia 23 de janeiro nas melhores livrarias ou pela Internet, através da loja online da Editora Nitpress, no endereço www.nitpress.com.br. A obra é parte de um projeto maior voltado à preservação das palavras e idéias de Brizola que desdobrará em novo livro, em futuro próximo, mais extenso e detalhado - cujo título ainda provisório é Leonel Brizola, outras reflexões.

A ABI fica no Rio de Janeiro, na Rua Araújo Porto Alegre Nº 71 - Centro, e haverá ampla cobertura da imprensa, iclusive de Maricá. Amanhã, o Itaipuaçu Site publicará fotos e informações sobre este importante evento da cultura maricaense.

Comentários

  1. Paraabens ao Ápio e ao Maneski. Os ideais de Brizolanão podem ficar esquecidos. Fui seu locutor e durante 12 anos pude conviver e comprovar a sua brasilidade e respeito { Constituição. Pena que o partido que ajudei a fundar está perdend sua identidade. Abraços José Roddrigues (Brizolinha)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.