Situação de Itaipuaçu é caótica


 Este é estado caótico e de abandono total em que se encontra o distrito de Itaipuaçu, no município de Maricá. A grande maioria das ruas é de barro, sem o menor cuidado de nivelamento mecanizado, e o resultado disto é que uma chuva fraca é o suficiente para transformar as ruas num enorme lamaçal, impredindo a circulação de pessoas e veículos.

As poucas ruas pavimentadas estão completamente esburacadas e não recebem manutenção há muito tempo, tornando-as até perigosas ao tráfego pelo ziguezague necessário para transitá-las. Não raro são os casos de acidentes e quebra de veículos na Estrada de Itaipuaçu e dos Cajueiros, bem como nas ruas 34, 35 e 36, onde estão o maior fluxo de veículos. 

Não fosse apenas o precário estado das ruas, a sujeira em que a cidade se encontra também merece muita atenção. O sistema de coleta de lixo, praticamente inexistente, sem data, horário e local certo para passar, é refletido na imundície das ruas. É lixo espalhado para todo o lado, as esquinas são abarrotadas de sacos de supermercado, muitos arrebentados pela cachorrada existente no local, tornando ainda pior a situação. A cidade simplesmente não tem garis para fazer a limpeza urbana. O resultado: muito rato, barata e mosca.  

Infelizmente, nem a orla escapa dessa situação caótica. Nos fins de semana ensolarados, o local é invadido por banhistas mal educados, que promovem uma verdadeira balbúrdia com funks a todo volume, filas duplas, estacionamento em portas de garagem, além de latas de cerveja e refrigerante por todo lado. É lamentável o rastro de poluição deixado na orla ao fim de um domingo.

À noite, muitos dos poucos pontos de luz que compõem a iluminação pública da cidade estão apagados há meses. Outro problema são as frequentes faltas e oscilações na energia, que vem trazendo muitos prejuízos aos moradores e comerciantes locais.
No que se refere à segurança, a situação já tem causado bastante preocupação aos moradores. Itaipuaçu está longe de ser a tranquila e pacata cidade de outrora. Ultimamente tem sido palco de frequentes invasões, arrombamentos de domicílios, roubos de motocicletas e até alguns casos de assassinatos. Cabe ressaltar que a cidade, conforme no passado, ainda conta apenas com um DPO ligado ao 12º BPM, com poucos homens, que obviamente já não dão mais conta. Policiamento municipal, é algo simplesmente inexistente lá.
A saúde e algo completamente desconhecido do morador de Itaipuaçu. Simplesmente não existem postos, UPAs ou hospital 24 horas, nem para uma emergência. O tempo de atendimento do SAMU é um verdadeiro ultraje, deixando a população abandonada à própria sorte.
Acredito ter passado uma noção do quadro geral de descaso para com a cidade e a população de Itaipuaçu. Vale lembrar que, apesar de tudo isso, o IPTU é cobrado regularmente e não é barato.
Fonte: oclobo.blobo.com - Enviado por leitor Carlos Nelson Ferreira de Oliveira

Comentários

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.