Sobe para 18 o número de mortos em Sapucaia por causa das chuvas


Rio, 11/01/2012 - Bombeiros localizaram agora à tarde o Fusca que ficou embaixo dos escombros no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no centro sul-fluminense, com cinco pessoas da mesma família.





Os parentes procuraram abrigo no carro na madrugada do dia 9, quando uma avalanche de pedras e terra desceu do alto da encosta e soterrou oito casas.

Os familiares procuraram abrigo no carro durante o temporal e acabaram arrastados pela enxurrada. No carro estavam o lavrador Francisco Edézio Lopes, de 46 anos; a mulher dele, Valdinéia e as duas filhas do casal, Francine de 15 anos e Vitória, de 7, e ainda um primo, Sebastião Lopes.
Valdninéia estava grávida de dois meses. Com estes, sobe para 18 o número de vítimas localizadas sob os escombros. De acordo com relato de familiares, ainda faltam serem localizadas seis pessoas.
Outro irmão do lavrador, José Osnir Lopes, estava com a família, mas preferiu ficar dentro de casa e se salvou, já que o imóvel não foi atingido pela enxurrada. A caseira Maria Orzelina de Assis Lopes também é parente da família soterrada no Fusca. Ela é casada com outro irmão de Francisco.
“Meu marido está arrasado. Não consegue vir aqui ver essa cena”, disse. O prefeito de Sapucaia, Anderson Zanon, decretou hoje (11) estado de emergência no município, devido aos deslizamentos de pedra e terra ocorridos em Jamapará. Com o decreto, o prefeito espera que em curto prazo ocorra a homologação da situação de emergência pelo governador Sérgio Cabral para liberar verba para a reconstrução imediata de áreas afetadas pelo temporal. Em Sapucaia, há 204 desalojados e 50 desabrigados em consequência da chuva.
Fonte: Agência Brasil

Comentários