Garotinho e Cesar Maia formalizam aliança de DEM e PR


RIO - O deputado federal Anthony Garotinho (PR), ex-governador do Rio, e o ex-prefeito da capital Cesar Maia (DEM) formalizaram na tarde desta segunda-feira a aliança entre seus partidos para as eleições municipais no estado. Os ex-adversários, que já trocaram críticas ferrenhas no passado, foram só afagos no encontro e concentraram a mira no PMDB do prefeito Eduardo Paes. 


Esta foi a primeira vez que os dois aparecem juntos em um evento público depois que a coligação foi costurada.
O evento, realizado em um centro de convenções no centro do Rio, contou com a presença do pré-candidato à Prefeitura do Rio pelo DEM, deputado federal Rodrigo Maia, filho de Cesar, e da provável vice, deputada estadual Clarissa, filha de Garotinho. Ela ainda resiste em confirmar sua presença na composição da chapa, mas a expectativa é que isso aconteça no próximo dia 8 de março, quando DEM e PR voltam a se reunir.
"A eleição municipal é muito maior que as divergências que ocorreram no passado", afirmou Garotinho em entrevista, antes da reunião pública. "Se não tivéssemos superado (as trocas de farpas), não estaríamos aqui."
"Não há nenhuma dificuldade de superar visões que não são exatamente iguais", disse Cesar Maia, que já chegou a afirmar, em 2006, que o apoio de Garotinho era "um beijo da morte".
O ex-prefeito também já acusou o ex-governador de estar ligado a escândalos como o do propinoduto e o das ONGs. Garotinho rebateu, insinuando suposto enriquecimento ilícito de Cesar.
Sem poupar críticas ao governador Sérgio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes, Garotinho chegou a comparar os dois a personagens da novela “Fina Estampa”, da TV Globo.
"O Cabral parece a Tereza Cristina, malvada. E o prefeito só sabe puxar o saco. É o Crô", disse o ex-governador, referindo-se aos personagens de Christiane Torloni e Marcelo Serrado.
Rodrigo Maia não disse como será a atuação de seu pai - que disputará uma vaga na Câmara dos Vereadores - e de Garotinho na campanha e se os dois aparecerão juntos em eventos de sua candidatura.
"Se cada um tiver num canto, melhor. Eu não tenho nenhum problema de apresentar meus aliados", declarou Rodrigo, que chegou a ser vaiado no evento.
Sem confirmar se será ou não vice do filho de Cesar Maia, Clarissa Garotinho não disse quando vai dizer se estará na chapa: "Está tudo avançando muito bem. Não queria uma aliança construída com arranjo familiar. Não é necessário ansiedade".
Até o momento, o DEM tem o apoio do PR em quatro municípios onde é cabeça de chapa: Rio, Maricá, Nova Iguaçu e Varre-Sai. Em troca, apoia o aliado em 63 municípios, principalmente no interior do estado.

Da Agência O Globo

Comentários