Vasco vence o Flamengo e está na final da Taça Guanabara


Diego Souza comemora o gol da virada que despachou o Fla
RIO - A campanha perfeita do Vasco na Taça Guanabara superou a escrita do Flamengo no Engenhão. De virada, o time de São Januário venceu o rival por 2 a 1 e garantiu sua vaga na decisão do primeiro turno do Carioca, com gols de Vágner Love, Alecsandro e Diego Souza. 
Foi a oitava vitória vascaína em oito partidas na competição. Já o rubro-negro sofreu sua primeira derrota em clássico carioca no estádio. O resultado também encerrou uma escrita particular do duelo: desde 2009, o clube da Gávea não perdia para o adversário. O segundo finalista da Taça GB sairá nesta quinta-feira, do duelo entre Fluminense e Botafogo, às 21h, também no Engenhão.
- Estamos de parabéns, o jogo  foi muito difícil, mas a nossa equipe estava preparada. Se não estivesse, não teria conseguido esse êxito contra o Flamengo, de quem a gente não ganhava há algum tempo - afirmou Diego Souza, autor do gol da vitória aos 32 minutos da etapa final.
O ótimo primeiro tempo foi equilibrado até na origem dos gols, ambos em erros adversários. Um presente de Nilton, aos dois minutos de jogo, deu início ao contra-ataque que resultou no golaço de Vágner Love, que deu um belo drible em Fágner e soltou a bomba de esquerda, da entrada da área. Aos 14, Juninho Pernambucano chutou de longe com veneno, Felipe falhou e Alecsandro empatou no rebote.
Deivid perde gol incrível no primeiro tempo
Comandando o meio-campo vascaíno, Juninho voltou a assustar aos 18, em cobrança de falta rente ao travessão. Aos 33, o camisa 8 bateu cruzado e Felipe, dessa vez, espalmou para longe da área. A resposta do Flamengo foi imediata, em chute de Deivid que Fernando Prass mandou para escanteio. Aos 35, o camisa 9 rubro-negro desperdiçou o que ele mesmo chamou, no intervalo, de 'o gol mais perdido' da sua vida: Leo Moura ganhou de Rodolfo, foi ao fundo, tirou de Fernando Prass e deixou o atacante livre na pequena área, mas o chute displicente parou na trave direita.
Nos minutos finais, o goleiro Felipe brilhou duas vezes, ao segurar o chute cruzado de Diego Souza, de dentro da área, e ao mostrar reflexo para espalmar a bola batida por Juninho Pernambucano, que desvio em Gustavo no meio do caminho. Na cobrança do escanteio, aos 39, Diego Souza subiu sozinho mas cabeceou à direita do gol rubro-negro.
O Vasco voltou melhor do intervalo, trabalhando a bola no ataque, embora sem conseguir levar perigo ao gol de Felipe. Já o Flamengo, sem meio-campo, dependia da ligação direta entre a defesa e os três atacantes que, isolados, eram presas fáceis para os defensores vascaínos.
Os dois técnicos mexeram quase ao mesmo tempo, por volta dos 15 minutos. No Vasco, Cristóvão Borges trocou os veteranos: saiu Juninho e entrou Felipe. No Flamengo, Bottinelli entrou no lugar de Deivid e deu mais movimentação ao ataque: em um dos seus primeiros lances deixou Vágner Love em boa condição para chutar cruzado, com perigo, aos 19. Logo depois, foi o argentino quem recebeu de Love mas bateu para fora.
O Flamengo passou a dominar o jogo, mas foi o Vasco quem matou o jogo no contra-ataque: Kim cruzou, Fágner cabeceou de peixinho e Felipe espalmou, mas Diego Souza, também de cabeça, virou a partida. Imediatamente, Joel Santana trocou Aírton por Negueba. Logo depois, Leo Moura se machucou e teve de sair para a entrada de Galhardo. Com Ronaldinho Gaúcho apagado, o Flamengo explorava o lado direito do ataque. Apesar da pressão, no entanto, o time rubro-negro não conseguiu criar uma só chance real para empatar o jogo.
Fonte: O Globo

Comentários