Fernanda Abreu é a grande atração deste sábado de Aleluia em Maricá

Foto inédita, gentilmente cedida pela artista
Conforme prometido, a grande musa e estrela do samba-funk carioca, a cantora Fernanda Abreu, fechou novo contrato com a Prefeitura de Maricá e, para a satisfação e alegria dos seus milhares de fãs maricaenses, fará um super show, inédito, na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro, no próximo sábado de Aleluia, dia 30, a partir das 22h.

Esta apresentação, por total iniciativa da cantora, é uma compensação pelo fato dela não ter podido se apresentar na cidade durante o carnaval, conforme programado, pois, momentos antes de subir ao palco naquela ocasião, passou mal e teve de ser internada às pressas numa clínica no Rio de Janeiro, onde permaneceu por vários dias.

Através de um contato com a sua produtora, Fernanda Abreu recebeu a visita da nossa equipe e, gentilmente, concedeu uma bela entrevista ao nosso editor Marcelo Bessa, a qual reproduzimos na íntegra aos leitores e fãs da artista, a seguir:

MB/IS - Grande musa e estrela da MPB, Fernanda Abreu! Que grande prazer! Fernanda, conte-nos um pouquinho da sua história: Como foi o início de tudo... , quando foi que você descobriu que tinha talento pra música? Foi desde pequenininha?

Fernanda Abreu - A música sempre foi muito presente na minha casa. Desde pequena. Meus pais chegaram a formar com amigos um grupo amador de samba chamado "A Patota" e meu irmão, Felipe Abreu, é um dos mais conceituados professores de canto e preparador vocal do Brasil. Comecei na musica informalmente, cantando em corais na escola e estudando violão. Depois, 1981, formei com Léo Jaime a banda "Nota Vermelha" e, num desses shows, Márcia, minha dupla nos vocais na Blitz e que era minha vizinha, foi a um desses shows  e me convidou pra formar com ela a dupla nos vocais na Blitz. E a partir daí todo mundo já conhece a historia.

MB/IS - No início dos anos 80, a diversidade cultural e artística no Rio era muito peculiar. Nessa época o Evandro Mesquita fazia parte do grupo teatral 'Asdrúbal Trouxe o Trombone', ao lado de Regina Casé e Luis Fernando Guimarães, com várias apresentações no Parque Lage. Você já o conhecia?

Fernanda Abreu -  Todo mundo conhecia o "Asdrubal" mas onde tive a chance de conhecer todos de perto foi no Circo Voador do Arpoador no verão de 82. O Circo era o centro de cultura e arte jovem no Rio de Janeiro daquele momento. Cada um dos "asdrubals" formaram turmas de teatro, dança, musica e poesia. Eram coletivos de gente jovem talentosa e a fim de fazer cultura naquele período de abertura politica no Brasil. Muita gente bacana e talentosa fez parte desse momento da formação de uma cultura jovem carioca. Vou dar alguns exemplos: Debi Bloch, Andrea Beltrao, Chico Dias no teatro, Chacal, Bernardo Vilhena na poesia, Deborah Colker na dança, Fausto Fawcett, Cazuza, Bebel Gilberto, Leo Jaime, Blitz na musica, pessoal que hoje é a Intrepida Trupe…

MB/IS - Na Blitz você era "backin' vocal". Como, quando e o que te incentivou a seguir carreira solo?

Fernanda Abreu - Quando a Blitz terminou, o Liminha, produtor musical que havia produzido um disco da Blitz chamado "Radioatividade", me deu de presente uma bateria eletrônica e aí então comecei a criar minhas próprias musicas. Logo depois, eu estava no estúdio participando de um disco de Fausto Fawcett produzido por Herbert Vianna que praticamente me intimou a fazer um disco solo. Então, a partir dali, começamos a trabalhar e, em 1990, eu lançava o meu 1º disco solo produzido por Herbert Vianna e Fabio Fonseca.

MB/IS - Qual foi o seu primeiro sucesso como cantora?

Fernanda Abreu - O primeiro disco foi o "SLA Radical Dance Disco Clube", e foi muito bem recebido pela crítica e público, conseguindo  emplacar 2 músicas nas paradas: uma "charminho"chamada "Você pra mim" e a dançante "A noite".

MB/IS - Eu, particularmente, sou seu fã e acompanho o seu trabalho desde a época da Blitz. E, uma das suas músicas que eu mais gosto é justamente o charme "você pra mim". Mas e você, conte um segredo pra gente, qual é a sua música preferida?

Fernanda Abreu - Além de "Você pra mim", que eu adoro, e que significou muito muito porque foi o primeiro single que estourou do meu 1º disco, tem também "Rio 40 graus" que virou emblemática da minha carreira e também pra cidade do Rio de Janeiro. "Veneno da Lata" foi a que me projetou no exterior, onde desde de 95 lanço meus discos, principalmente na Europa.

MB/IS - Legal! Mudando um pouco de assunto, soube que você arrebentou lá no Imperator! Você já havia feito um show lá em 93 e que foi o maior sucesso. Nesse de agora, em que foi comemorado o dia internacional da mulher, foi um showzaço também, né?. Você cantou os seus melhores hits, foi só sucesso. E em Maricá, qual vai ser o repertório?

Fernanda Abreu - Sim! O show do Imperator foi o máximo! E o show de Maricá será também! O set list será praticamente o mesmo.

MB/IS - Tá animada?

Fernanda Abreu -  Tô super! Finalmente vou conseguir tocar pra galera!

MB/IS - É verdade que você tá pensando em preparar um novo CD e montar uma nova turnê?

Fernanda Abreu - Sim. Estou com as novas composições prontas. Agora é captar grana pro CD e pra montagem do show.

MB/IS - Fale para os nossos leitores sobre os músicos da sua banda? Eu soube que só tem fera!

Fernanda Abreu - A minha banda é simplesmente a melhor banda de groove do Brasil :) Thiaguinho e Vanderley Silva, da familia Silva, na batera e percussão, André Carneiro no baixo, Fernando Vidal monstro da guitarra, Donatinho, grande talento dos teclados surgido nos últimos tempos e Flavia Santana, minha backing que acabou de lançar seu primeiro CD solo. São todos feras e trabalham comigo há anos! Minha equipe técnica também é sinistra!

MB/IS - Quer deixar algum recado pros fãs e pra galera de Maricá?

Fernanda Abreu - Quero convidar todos pra celebrarem comigo, no sábado!! Vai ser uma grande festa! 

Comentários

  1. Q ótimo! Adoro a Fernanda! Estarei lá com certeza!

    Vânia Maria - São José

    ResponderExcluir
  2. Q LEGAL!!! FIQUEI ANSIOSA PRA VER ELA AQUI NO CARNAVAL! NO SABADO ESTAREI LA NA 1A FILA, COM CERTEZA!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a Fernanda Abreu!!!

    Talita - Inoã

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.