Lixão de Maricá é interditado

Após várias denúncias, o lixão de Maricá situado no bairro do Caxito, em funcionamento há 17 anos sem tratamento do lixo adequado foi finalmente interditado na manhã desta quinta-feira, numa operação conjunta da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA e, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Com o fechamento, o local que recebia cerca de 100 toneladas de resíduos por dia deverá passar por um processo de remediação e todo o lixo gerado no município será transportado para o Centro de Tratamento de Resíduos em Itaboraí.

Lixão abandonado

No início desta semana, policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) realizaram uma blitz no local e constataram diversas irregularidades, entre as quais ausência de seleção dos resíduos, lixo hospitalar misturado a lixo orgânico, chorume, duas máquinas retroescavadeiras e um caminhão abandonados. A ação foi realizada em conjunto com peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Os resíduos encontrados no aterro foram encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Itaboraí.


Desde 2007, 40 lixões dos 66 em atividade no estado do Rio de Janeiro foram fechados, sendo um deles o de Maricá. A meta da SEA é erradicar todos os lixões ainda existentes no estado até 2014, com o apoio de iniciativas como o programa 'Compra de Lixo Tratado', em que, através de convênio firmado com os municípios, são repassados R$ 20 por cada tonelada de resíduos sólidos urbanos que deixa de ser depositada em lixões, passando a ser destinada a aterros sanitários devidamente licenciados.

Confira a seguir a reportagem produzida pela equipe da TV Band que registrou o fechamento do Lixão de Maricá:

Comentários

  1. ESSE ANIMAL O "PATO" AINDA TENTA TIRAR PROVEITO PARA SE PROMOVER DIZENDO QUE FOI ELE, QUEM FECHOU O LIXÃO, JUNTAMENTE COM O GOVERNO DO ESTADO, EM ENTREVISTA TENENCIOSA AO JORNAL LEI SECA, QUE TODO MUNDO SABE QUE PARA RECEBER DINHEIRO PARA PROMOVER E DEFENDER O PREFEITO, POIS É SÓ VER TODOS OS JORNAIS POSTARAM A VERDADE, QUE ELE FOI OBRIGADO A FECHAR O LIXÃO, POIS O GOVERNO DO ESTADO, JUNTAMENTE COM A DELEGACIA DE MEIO AMBIENTE FIZERAM A INTERDIÇÃO DO LOCAL .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.