Dengue vigora

Do Território Livre - Apesar do empenho da secretina Do Valão, anunciando inauguração de novos postos de saúde e o milagroso reaparecimento do fumacê - não em todos os bairros - Maricá continua na lista dos municípios fluminenses sob epidemia de dengue.

Se a Prefeitura de Quaquá faz vista grossa sobre o problema, a Secretaria de Saúde do Estado anuncia que, na 14ª semana (!!!) epidemiológica de 2013, foram notificados 92.324 casos suspeitos com nove óbitos: cinco no Rio de Janeiro, um em Magé, um em Volta Redonda, um em Itaocara e um em Petrópolis.

No mesmo período no ano passado, foram notificados 66.099 casos suspeitos de dengue no estado, com 18 óbitos. Dos 92 municípios, 44 estão em epidemia, mas três municípios das regiões do Médio Paraíba e Serrana entraram na relação de epidemia. Por outro lado, saíram quatro municípios das regiões Centro Sul, Noroeste, Metropolitana II e Serrana.

A Baixada Litorânea permanece sendo a única região com todas as cidades em epidemia de dengue. Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Nota do editor:

Afinal, cadê os moto-fogs? Aonde foram parar?

Comentários