Maricá: Professoras protestam contra a má qualidade da educação pública no município

Na manhã desta quarta-feira, um grupo composto de professoras, profissionais da rede municipal de ensino e representantes do sindicato fizeram uma manifestação de protesto na praça Conselheiro Macedo Soares, em Maricá, contra o  descaso do Prefeito Washinton Quaquá (PT) na questão dos repasses de verba federal à categoria e também para reivindicar melhor qualidade da educação pública no município.

Segundo a coordenadora geral do sindicato dos professores de Maricá, Shirley Aguiar Vieira, a categoria está há alguns anos tentando uma audiência com o prefeito a fim de resolver várias questões da educação, inclusive as salariais, dentre as quais estão a necessidade de se construir mais escolas e creches, a implantação de um sistema de educação integral em todas as escolas, melhores condições de trabalho para os professores e melhor qualidade e condições de ensino para os alunos. Ainda de acordo com suas informações, até agora nenhuma criança recebeu nenhum uniforme e nem material escolar.

Outra questão é o não cumprimento, por parte do prefeito, dos termos os quais ele próprio assinou numa carta compromisso com a categoria na ocasião de sua campanha eleitoral em 2008, na qual comprometera-se a, além da reposição salarial, dar um ganho real aos salários dos professores. Por isso, a categoria quer uma audiência com o atual chefe do executivo.

No entanto, ao que parece, e que também motivou a revolta da categoria, o prefeito, ao doar R$ 3 milhões à escola de samba de um outro município (Grande Rio), demonstrou que melhorar a qualidade da educação não é uma de suas prioridades. Apesar de todo esse descaso com os profissionais de ensino e com as crianças, os representantes da categoria estão cientes de que parte dos problemas da educação serão resolvido no próximo período eleitoral, assim como aconteceu no período anterior, quando foram distribuídos netbooks para os alunos.

Assista, a seguir, a entrevista, na íntegra, com a coordenadora do sindicato, Shirley Vieira, e ao vídeo com trechos da manifestação:




Comentários