IPEM realiza aferição de taxímetros em Maricá

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) iniciou a partir desta segunda-feira (24) a verificação periódica de taxímetros. O serviço é realizado das 9h às 12h e das 13h às 17h, na unidade móvel do órgão, o ‘Baby’, que está estacionado na Lagoa de Maricá, Centro. A aferição vai até o dia 28 deste mês.

Para a realização do serviço, o taxista deve retirar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 37,50, no site do Ipem (www.ipem.rj.gov.br). O profissional deve ficar atento ainda aos documentos necessários para a realização da verificação:

* Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2012 ou 2013
* Certificado do Ipem-RJ do exercício de 2012 ou 2013
* Certificado de segurança veicular para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV) na validade
* Taxa de GRU devidamente quitada.

Os taxímetros já verificados no exercício de 2013 não precisam efetuar pagamento de outra taxa, mas todos deverão comparecer ao local da verificação, devidamente agendados, para a colocação do selo de vistoriado 2013. O não-comparecimento para verificação e consequente colocação do selo de para-brisa será considerado como falta de verificação estando o taxista sujeito à penalidade de multa. Já os taxímetros que não foram verificados no exercício de 2012 estarão sujeito à multa por falta de verificação.

O Ipem-RJ lembra ainda que o permissionário que não puder efetuar a verificação no dia determinado deverá requerer prazo para nova vistoria - dentro do prazo estabelecido no calendário de verificação - na sede do Instituto situada à Rua Padre Manoel da Nóbrega, nº 539, Piedade. Porém, o pedido de prorrogação do prazo não autoriza o permissionário a angariar passageiro sem a verificação do taxímetro.

Confira o calendário da verificação periódica dos taxímetros no município de Maricá:

Dia 24/06 – finais de placa 0 e 1
Dia 25/06 – finais de placa 2 e 3
Dia 26/06 – finais placa 4 e 5
Dia 27/06 – finais de placa 6 e 7
Dias 28/06 – finais de placa 8 e 9

Comentários