Moradores de Inoã reivindicam mais passarelas

Os moradores de Inoã, em Maricá, estão comemorando as finalizações da construção da passarela sobre a RJ-106, na altura do Km 15. As reivindicações foram encaminhadas ao Ministério Público do Estado do Rio em junho de 2012. No início deste ano, as obras começaram. Hoje, os moradores contam com mais segurança na hora de atravessar a rodovia. Agora, eles lutam para que as outras três passarelas prometidas sejam construídas.

Foto: Alex Ramos
O líder comunitário Gilmar Soares Silva (foto) esteve à frente das reivindicações com a comunidade. Ele contou que os acidentes eram frequentes, já que a única passarela ficava a mais de 14 quilômetros da localidade. Agora, faltam pequenos detalhes na obra para inauguração oficial.

“Fizemos um abaixo-assinado com 600 assinaturas e conseguimos sensibilizar o poder público para a construção das passarelas. É uma conquista popular”, disse Gilmar.

A dona-de-casa Graça Monteiro, 34 anos, se sente mais segura com a construção. Ela contou que, há um tempo atrás, teria de arriscar sua vida para fazer a travessia.

“Só temos que agradecer. Era uma necessidade que tínhamos e, agora, podemos atravessar com mais segurança”, disse Graça, quando levava a filha de 4 anos à escola.

Já o balconista Juliano Chagas, 29, informou que próximo da nova passarela há um túnel, porém é perigoso e de baixa acessibilidade. Já a passarela é muito mais viável.

Mais três passarelas – Os moradores mostraram um documento expedido pela Assessoria Especial de Planejamento da presidência do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio (DER-RJ) com a programação da construção de outras três passarelas nos Kms 16,5; 21,7 e 26,8 até 2014.

Os moradores da região querem saber quando as outras obras serão entregues, pois as consideram de extrema importância, como a do Km16,5 devido à existência da Escola Municipalizada Inoã e da Creche Casa da Criança de Inoã. “Como se tratam de crianças que precisam atravessar a rodovia, a segurança é fundamental. Soube que estava em processo de licitação, mas queremos saber quando a teremos pronta”, questionou Gilmar Silva. A assessoria de imprensa do DER informou que os projetos das outras passarelas nos pontos citados ainda não constam em processos de licitação ou estudo do órgão.

Fonte: O São Gonçalo

Comentários