Vacinação contra HPV começou nesta segunda-feira

Desde a manhã desta segunda-feira (10) começou a vacinação contra o vírus HPV (Human Papilloma Virus), em meninas de 11 a 13 anos de idade, na rede pública de saúde. A campanha nacional do Ministério da Saúde será realizada até o dia 10 de abril e três mil doses foram disponibilizadas para o município de Maricá.

No sistema público, a vacina é administrada em três doses,  sendo a segunda aplicada depois de seis meses, e a última, cinco anos após a primeira. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo, formado por 5,2 milhões de meninas. A vacina distribuída na rede pública previne contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. No ano que vem, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos.

O objetivo da campanha do Ministério da Saúde é vacinar as garotas antes que elas iniciem a vida sexual e possam ter contato com o vírus. A faixa etária de 9 a 13 anos, segundo estudos, é a que alcança o melhor resultado de imunização. Mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da vacina em mulheres de até 27 anos e também em homens. Nesses casos, é preciso pagar pela imunização.

A Secretaria de Saúde informa que quatro escolas da rede municipal – Darcy Ribeiro e Professor Robson Lôu, em Inoã; Ministro Luis Sparano, Spar; e Vereador Osdevaldo da Matta, em Santa Paula – oferecerem as vacinas durante toda a campanha. Nas demais, um calendário foi montado com dias pré-determinados. Em cada escola, haverá uma equipe com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.






Comentários