Flamengo vence com gol no fim e renasce na Libertadores

Por William Amaral

Botafogo decepciona, perde em casa e pões classificação em risco
  
Renasceu. O Mengão encarou a difícil missão de bater o Emelec-EQU fora de casa e com gol de Paulinho no fim, venceu e tem boas chances de passar de fase na Libertadores.

O jogo começou brigado, com o Flamengo bem postado na defesa. Aos 7, Everton cruzou e a bola chegaria à cabeça de Alecsandro, mas o zagueiro Nasuti pôs a mão na bola. Pênalti, que Alecsandro converteu. O time rubro-negro conseguiu amarrar o jogo e apesar da blitz do rival, Felipe só teve trabalho em um chute de Mena. Na base dos contragolpes, o Flamengo perdeu boas chances de marcar o segundo, pecando, principalmente, no último passe. Após o intervalo, o jogo permaneceu com o panorama do primeiro tempo, até que Recife, que entrara na vaga de Muralha, falhou duas vezes seguidas na saída para o ataque. Caicedo aproveitou uma delas, driblou Recife e quando foi passar por Wellinton, foi derrubado na grande área. Stracqualursi bateu a penalidade e empatou a partida. O Emelec tentou colocar pressão, mas esbarrou na própria deficiência técnica e no cansaço. O jogo ia se arrastando para o empate, até que aos 47, Negueba deu belo lançamento para Paulinho, que, livre, bateu no canto do goleiro e fez a festa da nação rubro-negra. Vitória importantíssima, que coloca o Flamengo na 3ª posição do Grupo 7, com sete pontos. Ao Mengão basta vencer o León na próxima partida, que acontecerá na próxima quarta-feira, no Maracanã.

Adoeceu. Enfrentando o fraco Unión Española-CHI em um Maracanã lotado, o Botafogo decepcionou a torcida e conseguiu sair de campo derrotado pelo adversário: 1 a 0. Desde o início a pressão botafoguense foi forte. Empurrado pela torcida, o time teve boas chances com Marcelo Mattos, Bolatti, Wallyson e Lodeiro, mas não conseguiu tirar o zero do placar. O time chileno nada fez que pudesse assustar Jefferson. Veio o segundo tempo e pela quantidade de bolas levantadas na área pelo Fogão, ficou claro que o time se condicinou a jogar com a presença de Ferreyra na área. Sem o argentino, suspenso, as bolas cruzavam a área sem um efetivo cabeceio. Aos 6, Henrique perdeu um gol cara a cara com o goleiro. Jorge Wagner tentou vários chutes de fora da área, porém sem sucesso. Lodeiro, Wallyson, Bolatti tentaram e nada. Aos 24, Jaime recebeu pela direita da grande área, Júlio César fez o corte, mas viu o atacante se jogar no chão e o árbitro marcar o pênalti, que não existiu. Na cobrança, Canales deslocou Jefferson e marcou. A pressão botafoguense aumentou e as chances continuaram sendo jogadas pra fora. O fim foi chegando e o nervosismo abalou a equipe, que saiu derrotada. Os mais de 37 mil pagantes saíram de cabeça quente por ver que apesar da superioridade técnica e dos espaços concedidos pelo adversário, o Botafogo não transformou esses fatores em resultado. O Fogão precisa vencer o San Lorenzo-ARG, fora de casa, para assegurar a classificação. Em caso de empate, o time alvinegro depende do resultado da partida entre Unión e Independiente del Valle.

Contratado. O Fluminense anunciou ainda ontem a contratação do técnico Cristovão Borges, ex-Vasco. Cristovão foi jogador e atuou quatro anos no Fluminense entre os anos de 1979 e 1983. O treinador estava no Bahia até o fim do ano passado, quando conseguiu livrar a equipe baiana do rebaixamento. A demissão de Renato Gaúcho repercutiu mal na Unimed, patrocinadora do clube. O presidente da empresa de plano de saúde, Celso Barros, afirmou que o desgaste pela demissão do treinador foi desnecessário e que a atitude do presidente tricolor, Peter Siemsen, pode pesar no momento da renovação de contrado entre Unimed e Fluminense.

Classificado. O Grêmio foi outro clube brasileiro a jogar pela Libertadores nesta quarta. A equipe gaúcha venceu e Nacional de Medellín por 2 a 0, fora de casa, e garantiu a classificação com uma rodada de antecedência. Os gols do Grêmio foram marcados por Barcos e Dudu.





Comentários